Acij promove palestra sobre segurança da informação

A Associação Empresarial de Joinville (Acij) receberá uma palestra sobre proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas. O tema será exposto pela delegada Regional de Polícia Civil de Joinville, Tânia Harada, com apresentação do agente da Polícia Civil, Cleber Angelo Capellari. O evento ocorre na segunda-feira (29), às 18h30, na sede da entidade.

De acordo com o Capellari, há crimes com este perfil acontecendo na região, mas por sigilo de investigação e, para preservar a imagem das empresas, não é possível informar as cidades. “Ransomware’s são códigos maliciosos que criptografam os dados armazenados em computadores, tornando-os inacessíveis e exigindo pagamento de resgate para restabelecer o acesso”, explicou o agente.

No Brasil não há estatísticas reais porque a comunicação aos órgãos de segurança não é obrigatória. “Sequestram as informações, exigem o pagamento, o resgate em bitcoin para então devolverem as informações. A exigência do resgate tem sido em moeda virtual porque tem cotação alta e dificulta o rastreamento, é extorsão mediante o sequestro de dados”, pondera o agente.

A palestra será para informar sobre a existência desses crimes, conscientizar e apontar soluções. “Convidamos autoridades de segurança para orientar a nós, empresários, e também a comunidade interessada no assunto, de que forma se deve proceder para prevenir esse tipo de fraude. Santa Catarina possui quadros qualificados neste segmento de tecnologia e que integram as forças de segurança pública”, disse o presidente da Acij, João Joaquim Martinelli.

Cleber Angelo Capellari é físico, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pós-graduado em inteligência de segurança pública pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí  (Unidavi) e mestre em engenharia de materiais pela Udesc. Há 12 anos integra a Polícia Civil de Santa Catarina com atuação nas áreas de tecnologia da informação e inteligência policial; atualmente assessora a Delegacia Geral da Polícia Civil no desenvolvimento e implantação de softwares.

Edição: Kaue Vezentainer
Foto e informações: Acij

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *