Doação de órgãos aumenta quase 20% no primeiro trimestre

A SC Transplantes realizou, nos três primeiros meses de 2019, 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre teve 59 doações.

“Há um verdadeiro exército em prol da doação de órgãos que a gente conta. O estado já é o primeiro no ranking nacional. Queremos garantir isso cada vez mais. Com mais doadores e com mais esperança”, comentou o secretário da Saúde, Helton Zeferino.

Em relação aos transplantes (cada doações resulta em um número variável de transplantes), o crescimento também foi significativo: passou de 235 entre janeiro e março do ano passado para 291 realizados até aqui em 2019. O transplante de córneas foi realizado 117 vezes, enquanto o de rim ocorreu em outras 58 oportunidades.

O helicóptero que era de uso exclusivo do governador e passou a ser usado para o transporte de órgãos e tecidos desde o dia 6 de fevereiro já foi utilizado em seis oportunidades.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Maurício Vieira/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *