Santa Catarina define currículo base da educação

Durante três dias e com a participação de mais de 500 professores, o 1º Seminário de Sistematização do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense definiu as diretrizes da educação estadual para os próximos anos. O evento ocorreu de 15 a 17 de abril, em Florianópolis.

A partir da Base Nacional Comum Currícular (BNCC), os profissionais tiveram como missão construir um documento com as características de Santa Catarina e suas inúmeras manifestações culturais, respeitando a história e avançando em alguns aspectos.

“Temos muita diversidade em um único estado. Evoluímos em algumas questões para continuarmos na vanguarda, sendo destaque no país e avançando na qualidade da educação”, disse a coordenadora-geral de Elaboração do Documento de Santa Catarina, Cássia Ferri.

Segundo a coordenadora, o avanço pode ser percebido tanto na compreensão das modalidades como também da comunidade escolar como um todo sobre as diferentes modalidades. “A Educação Indígena, por exemplo, saímos todos com uma nova compreensão sobre ela e ela sobre o que deve ensinar”, destacou Cássia.

O documento foi escrito em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O próximo passo é encaminhar para o Conselho Estadual de Educação (CEE) para aprovação. Para junho e agosto estão previstos seminários de formação de professores.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *