Casa da Cultura abre portas para a comunidade na Semana da Voz

Para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville, vai realizar a Semana da Voz, com programação diversificada e aberta à comunidade. Os eventos ocorrem de 15 a 18 de abril, no auditório da Casa da Cultura.

As atrações incluem palestras para adultos e crianças, exibição de vídeos, audições abertas de canto popular, apresentação de Bossa Nova, além da participação especial do Coral Bom Jesus Ielusc e Especial Caetano.

De acordo com o professor de Canto Coral da EMVL, Joubert Guimarães, o objetivo é levar à comunidade informações sobre a importância dos cuidados com a voz que envolvem aspectos como respiração e preservação das cordas vocais.

“Cuidar da voz é como cuidar do resto do corpo, como fazer atividade física. As pregas vocais são músculos e precisam ser exercitados da melhor forma possível”, orienta o professor. Segundo ele, cuidados como não falar alto ao acordar, não tomar líquidos muito gelados e observar a respiração ao falar, podem ajudar a manter a voz e as cordas vocais saudáveis.

Além de aprender boas práticas, durante a Semana da Voz da Escola de Música Villa-Lobos o público poderá conferir a versatilidade e as técnicas desenvolvidas com esse instrumento musical natural. Os eventos da Semana da Voz são gratuitos e não é necessário fazer inscrição antecipada para participar.

Aulas de canto

As pessoas que se inspirarem durante a Semana da Voz e desejarem aprender a arte do canto poderão aproveitar as vagas remanescentes nos cursos de Coral Infantojuvenil (crianças com mais de 12 anos), com ensaios às quintas-feiras, das 9h45 às 11h15 horas; e Coral Adulto, ensaios às quartas-feiras, das 9h45 às 12 horas. No curso de Coro de Câmara (acima de 16 anos), há vagas para os naipes de contralto, tenor e baixo. Para este grupo, o candidato precisa ter experiência e leitura musical.

Os interessados em ingressar em um desses cursos da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) devem comparecer nos horários de ensaio para fazer uma aula experimental e avaliação vocal. Após a aprovação, o candidato será encaminhado para realizar a matrícula. As aulas são ministradas na EMVL, anexa à Casa da Cultura, que fica na rua Dona Francisca, 800, Saguaçu.

Programação

15 de abril (segunda-feira)

14h30
Palestra da Voz – Público infantil – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16h45
Grupo Vocal Segunda Menor

19h30
Coral Lírico EMVL

19h45
Palestra de Voz – Público adulto – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16 de abril (terça-feira)

9h45
Audições & vídeos

16h45
Apresentação Bossa Nova

19 horas
Coral Bom Jesus Ielusc

19h45
Palestra professor Felipe Basrsch
“O papel das vocalizes no ensino do canto popular”

17 de abril (quarta-feira)

9h45
Audições & vídeos

14h30
Palestra da Voz – Público adulto – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16h45
Audições Aberta Canto Popular

19 horas
Especial Caetano

18 de abril (quinta-feira)

15h30
Palestra da Voz – crianças – Público infantil – Fonoaudióloga Juliana Cemim

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *