CRAS Comasa oferece ações especiais para celebrar aniversário

De terça (9) à sexta-feira (12), a comunidade dos bairros Comasa, Boa Vista, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy poderão participar da programação especial de aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Comasa. A unidade, em atividade desde 2012, realiza mensalmente 350 atendimentos em atividades coletivas e 250 atendimentos individualizados.

As ações são gratuitas e serão realizadas em parceria com a Companhia Águas de Joinville e UniSociesc, com a participação de professores e alunos dos cursos de Direito, Biomedicina, Fisioterapia, Pedagogia, Cinema e Jornalismo, Gestão de Recursos Humanos e Engenharia da Computação.

Um dos serviços oferecidos durante a programação será o atendimento jurídico gratuito, com os professores e alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc. Além da manhã de terça, as orientações vão ocorrer nos dias 10 e 11, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

Junto à equipe, a comunidade poderá obter orientações sobre questões trabalhistas, INSS, inventário e assuntos ligados ao Direito de Família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia e investigação de paternidade. Embora o serviço não possibilite a abertura de processos, garante ao cidadão orientação e indicação sobre o órgão adequado para encaminhamento de diferentes assuntos.

Também estão programadas atividades como contação de histórias e poesias; rodas de conversa sobre oportunidades e ameaças da internet; nutrição saudável; aferição de pressão e teste de glicemia; ginástica intergeracional; técnicas de alongamento para serem praticados em casa; atividades socioambientais relacionadas à água; oficinas de fotografia e de produção de sabonetes e detergente caseiro.

O CRAS Comasa oferece atendimento sistemático a famílias, adolescentes e crianças, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programas do Ministério do Desenvolvimento Social. As atividades também incluem convivência com o grupo de mulheres e grupo de artesania. Às segundas-feiras é feito agendamento para inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com a coordenadora do CRAS Comasa, Deise Gomes, a Unidade serve como referência para os usuários do território, orientando a comunidade sobre políticas de assistência social e oferecendo soluções para situações de vulnerabilidade social.

“Nosso objetivo é fortalecer a qualidade do atendimento à comunidade. Por isso, atuamos em conjunto com a rede socioassistencial e intersetorial, realizando reuniões bimestrais com unidades escolares do território, unidades de saúde e entidades de assistência”, afirma a coordenadora.

O CRAS Comasa é uma Unidade da Secretaria de Serviço Social (SAS) e fica na rua Maracujá, 620. Informações sobre as atividades da semana de aniversário podem ser obtidas pelo telefone (47) 3422-3483 ou pelo e-mail sas.ups.crasco@joinville.sc.gov.br.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo da Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *