Veja os pontos de vacinação contra a febre amarela abertos nos próximos dias

Além das unidades de saúde do município, nas quais a população pode se vacinar durante a semana e nas que estão de plantão no fim de semana, dois pontos estarão abertos nos próximos dias. O Shopping Mueller terá uma equipe em seu piso térreo no fim de semana, dias 6 e 7, repetindo a operação bem sucedida de semanas atrás. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contará com um ponto de vacinação na segunda-feira (8).

A volta da febre amarela é preocupante em todo o Brasil e o alerta se intensificou recentemente em Santa Catarina, após um homem, morador de Joinville, morrer em decorrência da doença, sendo o primeiro caso catarinense desde 1966. Um macaco também foi encontrado morto em Garuva, indicando que o vírus está em circulação no estado.

Conforme informação do Centro de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde, até sexta-feira (5) pela manhã, foram vacinadas 235.400 pessoas (incluindo os já vacinados no ano passado e neste ano). Ainda precisam ser vacinadas 237.862 pessoas para que Joinville bata a meta estipulada.

Quem deve e quem não deve tomar

O público-alvo para a vacina contra a febre amarela são pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. A equipe de imunização do município reforça que apenas quem ainda não tomou a vacina deve receber a dose. Quem já foi vacinado, seja há dez anos ou mais, não precisa se imunizar novamente, pois a vacina é válida para a vida toda.

Não pode receber a vacina: gestante; mulher amamentando criança menor de 6 meses e pessoa com alergia grave a proteína do ovo. Devem, obrigatoriamente, apresentar autorização médica por escrito para receber a vacina: idoso; pessoa com HIV; pessoa em tratamento de quimioterapia e radioterapia; pessoa portadora de doença autoimune; pessoa submetida a tratamento com imunossupressores (medicamentos que diminuem defesas do corpo).

Independente do local, é preciso apresentar a carteira de vacinação.

Shopping Mueller

Neste sábado (6/040) e domingo (7/04), das 14 às 20 horas, as pessoas interessadas em se vacinar contra a febre amarela podem procurar o posto de vacinação que será aberto pela Prefeitura de Joinville no Shopping Mueller. A ação será realizada no primeiro piso do estacionamento. A orientação é apresentar a Carteira de Vacinação.

Udesc

Preocupada com a imunização da comunidade acadêmica, formada por mais de três mil pessoas, a instituição decidiu solicitar o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde para realizar a vacinação no campus universitário. A vacinação ocorre das 9 às 12 horas e das 14 às 20 horas. A vacina será oferecida gratuitamente a alunos, servidores e comunidade em geral. A vacinação ocorrerá no Espaço da Saúde, localizado no piso térreo do Bloco A.

Unidades de plantão

Estarão abertas, apenas no sábado (6), a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) KM 4, das 8 às 17 horas, e a UBSF Estevão de Matos, das 8 às 16 horas. Durante a semana, essas e demais unidades unidades de saúde estão abertas para a imunização.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura
Informações: Prefeitura | Shopping Mueller | Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *