Governo lança Detran Digital e espera reduzir filas

Quem precisa fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, tirar uma segunda via ou obter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) não precisa mais se deslocar até o Ciretran para dar início ao processo. O governo de Santa Catarina lançou, na tarde de quinta-feira (4), o Detran Digital, serviço online que permite fazer essas solicitações sem sair de casa. O único deslocamento que o cidadão precisa fazer será para buscar o documento quando estiver pronto.

“É muito importante que o cidadão tenha o direito de ter acesso aos serviços de forma simples, ágil e online”, disse o governador Carlos Moisés da Silva no evento de lançamento. O governo pretende oferecer outros serviços pela plataforma.

O serviço, que pode ser acessado no site do Detran, foi construído em conjunto entre o Departamento Estadual de Trânsito, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), a Secretaria de Estado de Administração e a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

No total, a quantidade de solicitações para esses três serviços é de 140 mil por ano em Santa Catarina. Isso significa que 280 mil deslocamentos são feitos anualmente, já que é preciso entregar a documentação e, depois, ir buscar o documento. A possibilidade de iniciar o processo de forma online pode diminuir as filas para a obtenção da CNH definitiva, segunda via ou PID em até 50%.

Próximos passos

O governador frisou que o estado pretende avançar na digitalização de serviços, dando aos catarinenses a opção de ter o documento físico, apenas digital ou ambos. “Queremos chegar no nível em que não seja mais necessário nem ir buscar o documento, mas receba de forma digital no smartphone se assim desejar. Isso precisa ser ajustado com o Governo Federal, mas vamos perseguir essa evolução”, assegurou Moisés.

De acordo com o secretário estadual de Administração, Jorge Eduardo Tasca, o objetivo é, até 2022, digitalizar 100% dos serviços que possam ser feitos de forma online. “Hoje tenho convicção de que vamos alcançar essa meta. Todo esse trabalho em conjunto vai facilitar a vida do cidadão catarinense”, afirmou.

O site dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais e foi elaborado de forma que seja fácil inclusive para quem tem poucos conhecimentos de informática. Basta fazer um cadastro e o acesso é liberado instantaneamente.

Para iniciar uma solicitação, é só selecionar o serviço desejado. O sistema informa o valor da taxa e libera um código de barras para o pagamento. Enquanto a guia não for paga, é possível cancelar a solicitação a qualquer momento. O andamento de todos os processos pode ser consultado no site, que informa quando o documento está pronto para ser buscado.

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Júlio Cavalheiro/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *