Racismo é tema de exposição no Sesc Joinville

Depois de meses de exposições fora de casa, o artista visual Sérgio Adriano H volta a expor em Joinville a partir desta quinta-feira (4), quando inaugura a mostra “A Palava Tomada” na galeria do Sesc Joinville. A abertura ocorre às 20 horas.

A mostra apresenta 21 obras, entre fotografias, objetos e vídeos. Nelas está o posicionamento do artista contra o racismo expressado por meio da palavra falada e escrita. “É preciso investigar o passado histórico e anular os apagamentos propositais da construção da cultura/imagem negra no Brasil”, afirma.

Sérgio Adriano H aborda o racismo na palavra escrita e falada em nova exposição no Sesc Joinville

Entre os trabalhos apresentados estão o livro Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa cortado a laser, cuja sombra projeta na parede a palavra “mata”. Também consta uma instalação com 12 roupas brancas, de tamanho infantil, que trazem ditados populares e comentários racistas coletados nas redes sociais.

“Nascer negro no Brasil é nascer morto, é nascer rotulado, é nascer carimbado”,  ressalta Sérgio, para quem a arte pode ser um grande instrumento para levar as pessoas a refletirem sobre a vida em sociedade.

“Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel resiliente no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar. Parte do meu trabalho é desconstruir verdades apresentadas, e um exemplo disso pode ser o racismo invisível, o preconceito que leva a morte moral e social de milhões de negros”, reflete.

A exposição segue até 24 de maio, das 8 às 20 horas, com entrada gratuita. O Sesc Joinville fica na rua Itaiópolis, 470, América.

Edição: Felipe Silveira
Fotos e informações: Assessoria

Um comentário em “Racismo é tema de exposição no Sesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *