Agentes de saúde levam vacina da febre amarela a residências em Pirabeiraba

Desde quinta-feira (28), profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família Osmar Dalonso (UBSF), em Pirabeiraba, estão visitando as residências da Estrada Cubatão para vacinar os moradores contra a febre amarela. A vacinação extramuros, ou fora da UBSF, foi deflagrada após a confirmação do óbito de um homem de 36 anos, causado por febre amarela, na semana passada. O foco do mosquito transmissor foi identificado nessa localidade.

Durante as visitas domiciliares realizadas na quinta e na sexta-feira, 37 pessoas foram vacinadas e outras 29 estavam com a vacinação em dia. De acordo com a técnica de enfermagem da UBSF Mileide Gobbi, a vacinação extramuro continua até esta terça-feira (2) e as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar a Unidade de Saúde.

“Essa região de mata é o ambiente natural do mosquito que transmite a febre amarela. Por isso, todos devem se vacinar. Não encontramos alguns moradores em casa e a recomendação é que procurem a UBSF de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas”, alerta.

Segundo Mileide, pessoas com mais de 60 anos também podem tomar a vacina, mediante apresentação de avaliação médica por escrito. “Na UBSF de Pirabeiraba, o idoso já pode ser atendido na hora pelo médico, recebe a avaliação e sai vacinado”.

Até o momento, mais de 220 mil pessoas tomaram a vacina contra a febre amarela, em Joinville. O que corresponde a cerca de 46% da meta. A vacina contra a febre amarela é segura e é a única forma de prevenção contra a doença. Deve ser tomada em dose única por todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Em Joinville, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172, Centro).

Edição: Felipe Silveira
Foto: Phelippe José/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *