Programa Mexa-se promove ação voltada à alimentação saudável

Com intenção de incorporar cada vez mais hábitos saudáveis à vida dos participantes do programa Mexa-se, o Departamento de Esportes Educacional, Social e Saúde (Deess), da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), promoveu o primeiro Dia do Lanche Saudável. A ação ocorreu nas manhãs de quarta (27) e quinta-feira (28).

O evento foi uma confraternização entre os alunos do grupo, que levam frutas da estação atual de sua preferência para compartilhar entre os participantes. Depois da animada aula de dança do grupo Mexa-se da Arena Joinville, a profissional de educação física e responsável pelo programa, Edna Viana, falou ao grupo de 53 mulheres que participam das atividades sobre a importância do uso das frutas na alimentação, principalmente no período matinal.

“A fruta aciona o nosso metabolismo. O açúcar saudável da fruta, a frutose, vai fornecendo energia para as atividades do dia”, informou Edna.

A educadora física também alertou que pessoas diabéticas devem tomar cuidado com o consumo de algumas frutas de alto nível glicêmico, como a banana. Porém, quando estas frutas são consumidas pela manhã, o aumento da glicemia acaba não sendo prejudicial a este grupo de pessoas. “A ideia é fazer com que todos os grupos do Mexa-se façam o Dia do Lanche Saudável e adotem hábitos saudáveis em seu dia a dia, principalmente nestes encontros de confraternização”, destaca.

Para a professora aposentada e participante do grupo, Marilda de Oliveira Ramos, de 70 anos, as atividades do Mexa-se mudaram não apenas a sua condição física, mas a sua visão de vida. Depois de 53 anos de serviço público, este é o segundo ano que Marilda participa do Mexa-se.

“Eu nunca fiz atividades como estas. Eu achava que minha vida era só o trabalho. Mas hoje eu vejo como tem coisas além do trabalho para fazer”, comenta a aposentada, que também percebe a melhora em seus níveis de energia, no sistema imunológico e cardiovascular.

Os núcleos são distribuídos para que as pessoas possam fazer exercícios sem grandes deslocamentos. “O objetivo é estimular a comunidade a ter cuidados com a saúde física e emocional e a desenvolver o autocuidado”, completou o coordenador do Deess, Reginaldo Campos Jr.

Grupo masculino

O núcleo da Arena Joinville possui um grupo com atividades específicas para o público masculino. As atividades ocorrem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 10 horas, no hall principal da Arena Joinville. A aula de uma hora de duração é ministrada pela personal trainer e professora de ritmos Elisângela Rocha, que trabalha há cinco anos no projeto.

“Vemos a melhora deles na saúde e na socialização. O senhor Aroldo tem 82 anos e veio para o grupo triste e depressivo, pois havia perdido a esposa. Hoje ele vem em todos os encontros e está muito bem de saúde”, destacou Elisângela.

O grupo masculino é o primeiro do projeto. Outros núcleos do Mexa-se contam com atividades unissex, porém a participação dos homens é mínima. “Os homens ainda tem muito preconceito. Acham que vão chegar aqui e ter que dançar. Mas este grupo masculino, por exemplo, trabalha com atividades funcionais”, comentou Reginaldo Campos Jr.

Para participar de um dos grupos, basta ter mais de 18 anos e realizar a inscrição diretamente em um dos núcleos do Mexa-se. É necessário apresentar um documento com foto e preencher um cadastro comprovando que está apto para a atividade física. A quantidade de inscritos é estabelecida de acordo com o espaço físico disponível, onde as atividades são desenvolvidas.

Atualmente, existem 64 grupos espalhados por 29 bairros de Joinville. Informações das modalidades, locais e programação podem ser acessadas diretamente com a Sesporte, pelo telefone 3433-1160 (ramal 29) ou pelo e-mail mexase.sesporte@gmail.com.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Phelippe José/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *