Casarão das Palmeiras é palco de projeto cultural em São Francisco do Sul

O Casarão das Palmeiras, patrimônio histórico localizado no centro de São Francisco do Sul, tem servido como fonte para as histórias que fazem parte do projeto “A Casa – Histórias Perdidas no Tempo”, além de ser o próprio local de oficina, palestra, montagem e temporada de espetáculo teatral neste ano.

A iniciativa é de Fabiana Ferreira e Jeanine Rhinow, da Tecer Teatro, cuja meta é ocupar e revitalizar um patrimônio histórico, unindo a arte teatral e a memória de gerações que passaram pelo casarão francisquense. O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet.

Cerca de 1.120 pessoas, entre jovens, adultos e idoso, devem ser atingidas pelo projeto, sendo 20 com a oficina, 100 com a palestra e 1.000 nas 20 sessões de apresentações teatrais programadas. Todas as atividades são gratuitas.

“Na oficina vamos instrumentalizar atores e interessados na profissionalização teatral e nas palestras, com o tema Relato da Experiência. Jeanine, autora e diretora do espetáculo, vai falar da sua experiência de contar a história da cidade por intermédio do teatro, visando a formação de professores da rede pública de ensino”, explicou Fabiana

Jeanine Rhinow, que vai ministrar a oficina, tem 27 anos de teatro profissional, atuando em diversas funções: atriz, figurinista, diretora, autora, professora e produtora. É formada em Artes Cênicas – interpretação teatral – pela PUC/PR e pós-graduada em Produção da Arte e Gestão da Cultura. Desenvolveu um método próprio de ensino baseado na percepção do ator como um todo.

As inscrições para a oficina teatral “O ator como instrumento do seu ofício”, que será realizada de 29 de abril a 28 de agosto para formação e aprimoramento de atores locais e da região, devem ser feitas de 1º a 28 de abril pelo e-mail projetoacasa.sfs@gmail.com. O público-alvo são jovens a partir de 16 anos e adultos interessados na ampliação de conhecimentos teatrais e na profissionalização teatral.

Programação

Oficina de formação
De 29 de abril a 28 de agosto de 2019

Palestras para professores
Dia 3 e dia 10 de junho de 2019 (duas turmas)

Ensaios do espetáculo A Casa
De 2 de setembro a 31 de outubro de 2019

Temporada do espetáculo
De 1º a 24 de novembro de 2019

Edição: Felipe Silveira
Foto: Kary Peres/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *