Governo do estado lança plataforma integrada da segurança pública

Nesta quarta-feira (27), foi lançada oficialmente a nova plataforma digital para a segurança pública, unificando os bancos de dados e dos boletins de ocorrências das polícias Militar e Civil, batizada de Integra.

O sistema padroniza os instrumentos de coleta de dados entre as instituições. Todos os atendimentos prestados pelas instituições policiais e as ações que foram realizadas depois, como um inquérito, serão registrados no Sistema Integrado de Segurança Pública, criando um ambiente único para as duas polícias.

Para as polícias, isso representa uma maneira de trabalhar em conjunto, com as duas instituições podendo trabalhar e acessar os dados por meio de uma única plataforma.

Para o cidadão, significa que o BO poderá ser registrado tanto na Delegacia Virtual, em uma Delegacia de Polícia Civil física ou com a Polícia Militar em atendimento de ocorrência. Assim, quando o caso for registrado pela PM, não será necessário ir até uma delegacia para registrar a ocorrência.

A promessa do governo é que o sistema aumente a produtividade das polícias, ao evitar a duplicidade de registros e o consequente retrabalho dos agentes. “O que nós lançamos hoje é a base sólida de um processo de integração que vai afetar diretamente o trabalho do policial de rua, que conseguirá produzir um documento em menos tempo”, diz o coronel Araújo Gomes, comandante-geral da Polícia Militar e atual secretário de Estado da Segurança Pública.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Maurício Vieira/Governo de SC
Informações: Governo de SC

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