Vereador cobra instalação de terceiro conselho tutelar na cidade

“Pelo número de habitantes, Joinville deveria ter cinco conselhos tutelares”, afirma o vereador Odir Nunes (PSDB), que cobra a instalação da terceira unidade em Joinville. O parlamentar fez uma visita técnica, na terça-feira (19), às duas unidades, Norte e Sul, que ficam no mesmo prédio, no centro da cidade.

Para Nunes, há problemas na estrutura do prédio, como falta de conservação e climatização, e nas condições de trabalho. Segundo Nunes, há reclamações dos conselheiros sobre as condições de trabalho e o andamento dos processos.

Cada Conselho Tutelar de Joinville tem apenas cinco conselheiros, que precisam atender a qualquer hora, considerando as situações emergenciais que envolvem o trabalho. O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Nunes, que preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), afirmou que vai fazer um requerimento para que a comissão debata os problemas com entidades e analisar como está o processo para a implantação do terceiro Conselho Tutelar.

Segundo a assessoria, devem ser convidados representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público, OAB, além do juiz da Vara da Infância e Adolescência.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Mauro Arthur Schlieck/CVJ
Informações: CVJ | Assessoria de Odir Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *