Ricardo Ledoux lança projeto de financiamento coletivo

O músico joinvilense Ricardo Ledoux vai lançou, no dia 29 de março, uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de captar recursos para a produção do EP “Afetos”, com cinco canções autorais inéditas. A campanha está na plataforma Catarse, com valores a partir de R$ 15. Clique aqui para conhecer e apoiar.

Para o músico, o financiamento coletivo não é uma doação para o artista, mas uma forma democrática de fãs, amigos e comunidade participarem do trabalho. “Costumo dizer que quem financia um projeto faz uma compra antecipada, já que receberá uma recompensa de acordo com o valor investido”, explicou.

Além de incentivar a cultura e apoiar a produção do EP “Afetos”, os investidores terão como opções de recompensa marca-páginas, adesivos, letras de músicas manuscritas pelo compositor, CD virtual, CD físico com imagens na capa de obras da série “A Dúvida da Verdade” do artista visual Sérgio Adriano H. e arte gráfica de Gabriel Silva, ingressos para o show de estreia, nome do apoiador na contracapa do CD, acesso exclusivo (antes do lançamento do EP) ao clipe com as etapas do trabalho em estúdio, zines desenhados com a temática das músicas, um violão usado pelo artista em apresentações, além de serenatas, apresentação (voz e violão) na sala de casa ou ainda um show completo com banda.

Em estúdio desde o início de janeiro deste ano, Ricardo Ledoux já gravou três canções que vão compor o EP e também o videoclipe da música “Perdão”, com direção de Gabriel Silva, da Alfazema Audiovisual. Além disso, todo o processo de gravação está sendo registrado para a produção de um clipe que ficará disponível aos fãs.

A recente safra de composições revela uma faceta mais intimista do compositor, alicerçada em diferentes tipos de afetos e que inspiraram seu novo trabalho. Segundo Ledoux, o projeto nasceu a partir de uma inquietude como cantor e compositor, algo que vem se transformando desde 2016 com o nascimento da filha Aimeê.

“Ela vem resgatando uma criança que estava adormecida em mim. A forma de ver e viver o mundo está diferente desde que me tornei pai e isso é retratado com muito carinho nesse conjunto de cinco músicas”, conta.

Aproximação com o público

Com o financiamento coletivo e o lançamento do novo trabalho, Ricardo Ledoux espera se aproximar mais do público por meio de músicas que contam histórias poéticas e de relações humanas, comuns em círculos sociais.

“Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, a humanidade, o amor e amizade devem ser celebrados e tratados como ‘joia rara’”, diz o artista, que espera contar com toda a sua rede de relacionamentos, incluindo amigos, antigos fãs e novos admiradores, nesta jornada para viabilizar a produção do EP.

Além de custear a gravação, masterização e mixagem das faixas gravadas no estúdio Wecando, em Joinville, o projeto vai permitir a produção das recompensas, a prensagem de 500 cópias dos CDs, o trabalho dos profissionais envolvidos e a divulgação. A meta é arrecadar R$ 9 mil.

O Artista

O joinvilense Ricardo Ledoux, 38 anos, é cantor, compositor e artista visual. Seu interesse pela música começou ainda na infância. Em 1999, iniciou a carreira na banda Morgana em Lágrimas, onde ficou até 2004. Cursou Artes Visuais de 2005 a 2009 e trabalhou em produções culturais até 2013, quando retomou a carreira musical, dedicando-se mais fortemente à cena autoral.

Em 2016 lançou no YouTube seu primeiro trabalho autoral solo, “Caos da Manhã”. Em 2017, dedicou-se ao Projeto Reverbera – O Som do Cantautor e, no ano passado, circulou com o show Caos da Manhã e ministrou oficinas de composição em diferentes locais de Joinville. Desde janeiro deste ano, dedica-se às gravações das músicas que vão compor o EP “Afetos”.

Para saber mais sobre o trabalho de Ledoux, os leitores podem acessar o site, a página no Facebook e o seu canal no Youtube, além do Soundcloud:

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *