UBSF Km 4, no bairro Santa Catarina, é revitalizada e ganha alvará

A Secretaria da Saúde de Joinville entregou, nesta terça-feira (19), o alvará sanitário da Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF) do Km 4. Foram investidos R$ 433 mil na revitalização total da unidade.

Além de melhorias na cobertura, sistema elétrico, hidráulico, drenagem, piso e pintura, a unidade foi ampliada em 60 metros quadrados. Com a reforma, passa a atender todas as normas da Vigilância Sanitária como acessibilidade e espaços para pessoas com necessidades especiais, inclusive no estacionamento.

Leia também
Cobertura de Saúde da Família sobe para 71% em 2018

O secretário municipal da Saúde, Jean Rodrigues, destacou que esta é a 35ª unidade que recebe o alvará nos últimos 36 meses. “Tão importante quanto cumprir as normas da vigilância e conquistar o alvará é manter o padrão e a estrutura de atendimento para garantir a renovação anual dos alvarás”, destacou o secretário.

A UBSF conta com cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de vacinas e injetáveis, triagem, farmácia, sala de curativos, lavação e esterilização, banheiros para pessoas com necessidades especiais, banheiros somente para funcionários, sala de reuniões para os Agentes Comunitários de Saúde e central de resíduos contaminados.

Nesta unidade são atendidas 500 pessoas por semana, em uma região com aproximadamente 5,6 mil moradores do bairro Santa Catarina. “O que chama nossa atenção nesse momento é a história dessa conquista pela forte presença da comunidade e o mérito da equipe de servidores. Parabéns a todos”, disse o prefeito Udo Döhler no ato de entrega do alvará.

Udo destacou que, dos 58 postos que estavam sem alvará, atualmente 60% já estão adequados às normas. “Queremos terminar nosso governo com todos adequados e regularizados”, afirmou o prefeito.

O presidente do Conselho Local de Saúde, Irineu Romeu Brinkmann, recordou que a mobilização da comunidade por melhorias na UBSF começou em 2015.

“Hoje estamos vendo a obra pronta com recursos próprios da prefeitura e a certeza de que é uma conquista que não tem pai nem mãe. Todos pegaram com afinco e determinação. Quem sai ganhando é a comunidade, especialmente a saúde da família”, destacou.

A unidade fica na rua João Gomes de Oliveira, s/n, bairro Santa Catarina, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *