Choveu em seis horas o previsto para 20 dias em Joinville

A Prefeitura de Joinville, com base em relatórios da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde e Assistência Social, divulga as principais ocorrências e providências relacionadas com as fortes chuvas registradas entre a noite de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta-feira (15).

O volume de chuva registrado foi de 117 milímetros, em apenas seis horas, entre as 21 horas de quinta até as 3 horas de sexta, quantidade que representou 20 dias de chuvas estimadas para o período.

A Defesa Civil registrou 46 ocorrências até o início da tarde de sexta-feira, sendo a maioria de deslizamentos, quedas de muros e desabamento parcial de casas. Não houve registro de feridos.

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Proteção Especial, registrou o caso de duas famílias desabrigadas no bairro Petrópolis em função do risco de ficar em suas casas. Está sendo avaliado a possibilidade da família ficar atendida, provisoriamente, em uma igreja no bairro João Costa.

O Museu do Sambaqui foi fechado na sexta-feira devido ao alagamento e assim permanecerá até segunda-feira, com possibilidade de reabertura na terça-feira (19). O Restaurante Popular do bairro Adhemar Garcia não funcionou na sexta-feira e voltará a atender na segunda-feira (18).

Escolas da rede municipal permaneceram abertas com restrição de algumas, atividades devido aos impactos da chuva no acesso dos servidores e alunos. Unidades de saúde funcionam normalmente. O mesmo ocorre nos Pronto Atendimentos (PAs).

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizou caminhões para dar suporte às Subprefeituras das regiões mais atingidas, como Sul e Sudeste. O terminal central de ônibus, que alagou durante a madrugada, assim como as ruas no entorno, retornou às atividades normais ainda no período da manhã.

A Prefeitura de Joinville orienta os moradores que tiveram móveis e utensílios atingidos pelos alagamentos para que coloquem móveis e utensílios na frente das residências para serem recolhidos pelo serviço de limpeza, feito pela concessionária. O reconhecimento do material deve ser solicitado no telefone 3436 8090.

Bombeiros Voluntários

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville recebeu 270 pedidos de auxílio por meio do 193 para resgatar pessoas ilhadas por causa da chuva na madrugada deste sexta (15). O trabalho de resgate começou logo após a meia-noite e se estendeu até às 7h30. Houve necessidade de mobilizar voluntários, entre eles quatro equipes do grupo de busca e resgate aquático.

A atuação dos bombeiros voluntários se concentrou na zona sul, região mais afetada pelos alagamentos. Somente na rua Passo Fundo, bairro Fátima, os bombeiros usaram embarcações para retirar 60 pessoas das suas casas e deixar em local seguro. Outra equipe também fez avaliação de deslizamento de terra na rua Piçarras. Assim que constataram risco à segurança dos moradores acionaram a Defesa Civil.

Os bombeiros voluntários também resgataram moradores nas ruas Comandante Albert Lepper, Suburbana, Basiléia e Agulhas Negras.

Instruções para limpeza

A lama das enchentes tem alto poder infectante e fica aderida aos móveis, paredes, fios e tomadas elétricas, assoalhos, etc. Portanto, recomenda-se:

– Desligar a rede elétrica, limpar as tomadas e conexões;
– Aguardar a secagem antes de religar a energia elétrica;
– Tirar a lama com enxadas, pás, baldes (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha para evitar agravos à saúde humana como leptospirose);
– Lavar e limpar o local utilizando água, panos e sabão;
– Desinfetar com uma solução de água sanitária na proporção de 4 copinhos pequenos descartáveis (para café) de água sanitária em um balde de 10 litros de água.
– Passar um pano embebido na solução em paredes, pisos, teto, azulejos, móveis e utensílios;
– Para higienização do ambiente externo – espalhar cal hidratada;
– Organize o lixo em local apropriado para posterior coleta por parte do poder público;
– Cuidado com animais peçonhentos, pois tendem a aparecer mais durante o período de enchentes.

Cuidados com água para consumo humano

– Não beba água de piscina. Esta contém produtos químicos além do cloro em quantidade desconhecida. A água de piscina não é potável e somente pode ser utilizada para higienização de ambientes e residências.
– Não beba água de fonte duvidosa.
– Em casos de água turva, ferva a água por 15 a 30 minutos, deixe a água esfriar, acrescente o hipoclorito de sódio a 2,5% na quantidade de 4 gotas para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.
– Nos casos de água límpida mas de fonte desconhecida proceda a fervura e adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por um leitor
Informações: Prefeitura

3 comentários em “Choveu em seis horas o previsto para 20 dias em Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *