Inscrições abertas para 13ª Conferência Municipal de Saúde

O prazo de inscrição para a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville seguem até dia 22 de março. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), através da Secretaria da Saúde (SES), será nos dias 5 e 6 de abril, no auditório da UniSociesc (campus Marquês de Olinda). As inscrições são limitadas a 400 vagas.

O tema deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A palestra de abertura, sobre o tema, será realizada pela advogada e conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Lenir Santos, na sexta-feira.

No dia seguinte serão realizados trabalhos em grupos com a elaboração de propostas para a saúde. Serão formados três grupos que vão discutir sobre “Saúde como Direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

“Cada grupo vai elencar cinco propostas. Dentre as 15, vamos selecionar seis que vão para a Conferência Estadual. Caso sejam selecionadas, vão para a Conferência Nacional”, explica a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Eliana Paterno.

O evento também vai contar com as apresentações do grupo Clave de Sois e da Banda Mirim do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Na sexta-feira (5), a programação começa às 17 horas. No sábado (6), as atividades serão das 7h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas apenas pelo formulário eletrônico, acessado diretamente no site da Prefeitura de Joinville.

O campus Marquês de Olinda da UniSociesc fica na rua Gothard Kaesemodel, 833, no bairro Anita Garibaldi.

Eleição

A conferência também vai eleger a nova nominata do CMS para a gestão 2019-2021. A nominata é composta por 40 entidades que participam do conselho durante a gestão de dois anos. A mesa diretora será composta pelos participantes da nova nominata eleita através de outra votação que será realizada em julho.

“É muito importante a participação da população e das entidades da nossa cidade. Nosso conselho é o único deliberativo, que participa diretamente de decisões da Secretaria da Saúde de Joinville”, destaca Eliana Paterno. A 13ª Conferência Municipal de Saúde também vai eleger os delegados que representarão Joinville na Conferência Estadual de Saúde

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *