Segunda é o último dia para parcelar IPVA de veículos com final 3 na placa

Proprietários de veículos com placas que terminam com o número 3 podem optar por pagar o IPVA em três vezes até esta segunda-feira (11). Quem perder a oportunidade terá que pagar o imposto em cota única, cujo vencimento é no dia 1º de abril.

A quitação do imposto é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível aqui.

Dos 5 milhões de veículos em circulação no Estado, 3,3 milhões são tributados. Os demais têm isenção e/ou imunidade (veículos antigos, táxis e portadores de deficiência). Motocicletas até 200CC estão isentas, condicionada a que não lhe tenha sido aplicada penalidade por infração de trânsito, no ano anterior, no caso 2018.

As alíquotas do IPVA são definidas pelos estados, com base nos valores dos veículo na tabela Fipe. Em SC, elas variam de 1% a 2%. O Rio Grande do Sul cobra 3%, o Paraná 3,5% e São Paulo 4%. O IPVA mais caro de Santa Catarina é do automóvel I/LAMBORGHINI AVENT S (ano de fabricação 2018), cujo valor cobrado é de R$ 77.440,68.

Edição: Felipe Silveira
Foto: James Tavares/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *