Número de empresas abertas em SC cresceu 11% em janeiro e fevereiro

Dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) apontam que o número de empresas criadas em janeiro e fevereiro de 2019 cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 23 mil empresas em território catarinense nos dois primeiros meses do ano. O estado também foi o que mais criou vagas de emprego no país, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ao longo de 2017 foram abertas 88.740 empresas. Em 2018, outras 110.601. Os dois primeiros meses de 2018 registraram a abertura de 23 mil empresas e mostram um aquecimento na economia. Para o governo, o resultado positivo é resultado de programas como Prodec, Investe SC e o SC Bem Mais Simples.

“A diversidade cultural e produtiva, desenvolvimento territorial e humano e um extraordinário potencial de crescimento econômico são características que diferenciam nosso estado e o colocam como o segundo mais competitivo do país por dois anos consecutivos”, avaliou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Empregos

Em janeiro, Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos: 20.157 novas vagas. O resultado foi o maior saldo para o mês da história do indicador, desde 1992. Joinville é a locomotiva neste quesito. Foram criados, em janeiro, 1.580 novos postos de trabalho na cidade. O número colocou Joinville na primeira colocação do estado e na sexta colocação no país no ranking da geração de emprego.

Os resultados de janeiro são similares ao do ano passado, quando a cidade foi a quinta do país que mais gerou empregos com carteira assinada em todo o país, sendo a primeira da lista entre não capitais. Foram 9.094 novas vagas na cidade ao longo de 2018.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Gustavo Amorim/Governo de SC
Informações: Governo de SC | Caged

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *