SC registra número recorde de doações de órgãos em fevereiro

Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período.

Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada. Por outro lado, a doação de órgãos em Santa Catarina tem registrando resultados expressivos.

O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos apenas nos últimos seis anos. O coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade comemorou o melhor desempenho já registrado em mês de fevereiro e ressaltou que o número de doações pode ser ainda maior.

A doação de órgãos no estado ganhou um reforço no mês passado. Desde o início de fevereiro, o helicóptero que era de uso exclusivo do governador está à disposição da SC Transplantes e já foi utilizado para isso em três ocasiões. A sugestão de utilização do helicóptero para esse tipo de transporte partiu da Casa Militar, órgão responsável por acionar a aeronave sempre que há solicitação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Edição: Felipe Silveira
Foto: Maurício Vieira/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *