Prefeitura de Joinville não vai reajustar a tarifa de esgoto

A Prefeitura de Joinville não vai reajustar a tarifa de esgoto. A decisão foi tomada pelo prefeito Udo Döhler depois de avaliação junto ao Conselho Municipal de Saneamento Básico. O reajuste de 100% da tarifa de esgoto havia sido aprovada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). Porém, com a decisão do prefeito, a taxa se mantém em 80% do valor da conta da água consumida.

“Entendemos que ainda estamos numa situação econômica difícil e esse reajuste poderia penalizar a população que sofre com o desemprego. Esse tema será discutido posteriormente, quando tivermos a recuperação da nossa economia”, justificou o prefeito Udo Döhler.

A Aris sugere o reajuste como forma de garantir os recursos financeiros para necessidade de expansão da rede de esgoto no município. A Prefeitura de Joinville vai analisar medidas para dar continuidade aos investimentos necessários à expansão da rede de saneamento.

Desde que o assunto entrou em pauta, no fim de 2018, tem gerado protestos de parte da população. Uma audiência pública da Aris não foi encerrada por causa de um tumulto. Outras reuniões e audiências na Câmara de Vereadores geraram protestos. Apesar de toda a discussão, a decisão sempre coube, exclusivamente, ao prefeito, que a tomou nesta quarta-feira (20).

Edição: Felipe Silveira
Foto: Águas de Joinville
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *