Movimento #VaiDeZica incentiva o uso da bicicleta por meio de recompensas

A partir de uma parceria entre Opa Bier e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), com apoio da Prefeitura e da Embraco, foi lançado em Joinville o movimento #VaiDeZica. Por meio de benefícios como comida, bebida e descontos em produtos e serviços, a iniciativa pretende estimular as pessoas a realizarem seus percursos diários de bicicleta, a pé ou com transporte compartilhado.

O lançamento oficial do projeto é no próximo sábado (16), com o primeiro desafio #VaiDeZica. A primeira tarefa propõe que os participantes percorram qualquer trajeto de no mínimo cinco quilômetros a pé ou de bicicleta até o Pórtico Opa Bier, onde ocorrerá uma confraternização e receberão uma recompensa.

O projeto de Joinville foi inspirado em uma iniciativa da cidade italiana de Bolonha, o Bella Mossa (nome escolhido na região). Em 2017 foram registrados mais de 3,7 milhões de quilômetros de deslocamentos sustentáveis, sendo distribuídas mais de 16 mil recompensas.

Para participar do movimento, o primeiro passo é criar uma conta no aplicativo BetterPoints, que fará o controle e registro dos pontos acumulados. Depois, é necessário informar ao aplicativo sempre que for iniciar um trajeto e o modo de transporte escolhido naquele trecho. O GPS monitora o percurso realizado.

A pontuação varia de acordo com o modal escolhido e há uma distância mínima a ser percorrida. Os pontos podem ser trocados nos comércios parceiros e as recompensas, constantemente atualizadas, vão desde bebidas e comidas a atividades de lazer, artigos esportivos, entre outras.

Quem quiser pontos extras consegue também, já que a dinâmica do aplicativo é semelhante a um game. Ou seja, são propostos desafios que, se cumpridos, geram pontos ou recompensas adicionais. O objetivo é estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo com mais frequência.

O aplicativo BetterPoints já está disponível gratuitamente para download no App Store e Google Play.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *