Professores da rede estadual participam de formação

Com o objetivo de planejar o primeiro semestre do ano letivo, cerca de 40 mil professores, gestores e coordenadores se reuniram nas 1.073 escolas estaduais nesta segunda-feira (4). A formação terá orientações pedagógicas por meio das diretrizes da Proposta Curricular de Santa Catarina e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre outros assuntos.

Como tema principal, os professores da Educação Básica (fundamental e médio) realizarão debates sobre o processo de ensino aprendizagem para melhorias nos índices educacionais. Seminários sobre aos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre) e ao sistema de Gestão Escolar também serão pautas do curso.

“A nossa expectativa é que o planejamento das disciplinas seja feito em conjunto, com a troca de conhecimento e ideias entre os professores, resultando na qualidade da aprendizagem. Quanto mais integrado este processo, melhores serão nossos resultados”, disse o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, que visitou os professores do Instituto Estadual de Educação na manhã desta segunda-feira.

Professores Ensino Médio Integral

Aproximadamente 1,7 mil profissionais da educação entre professores e coordenadores do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), programa ofertado em 32 escolas em 2019, participarão de formação especial para alinhamento e planejamento das atividades. Em Joinville, o Emiti é aplicado na EEB Eng Annes Gualberto.

O curso será entre os dias 5 e 8, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. A iniciativa conta com apoio da equipe do Instituto Ayrton Senna, parceiro na implementação do programa em Santa Catarina.

Entre as atividades, serão abordados os princípios do programa relacionados ao Protagonismo Juvenil, Matriz de Competências para o século 21, Integração curricular e Metodologias Integradoras. Além de socialização das práticas vivenciadas no ambiente escolar pelas equipes.

Os educadores serão divididos em dois grupos. O primeiro será para profissionais das Regionais de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste/Itapiranga, Joinville, Videira/Caçador, Concórdia/Seara, Curitibanos, Lages/São Joaquim, Xanxerê.

O segundo contemplará as regionais de São Bento do Sul/Canoinhas, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Rio do Sul/Ibirama, Blumenau/Timbó. Todos os participantes, com 100% de frequência, receberão certificado emitido pela SED.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Julio Cavalheiro/Governo de SC
Informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *