Veja como está a participação dos bombeiros de SC em Brumadinho

A equipe da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou os trabalhos de busca na área afetada, em Brumadinho, Minas Gerais, na manhã de quinta-feira (31). Os catarinenses chegaram na cidade na quarta-feira (30) e fizeram atividades de reconhecimento e definição da estratégia junto aos bombeiros de Minas Gerais.

Cão Hunter ajudou a encontrar um corpo na tragédia em Minas Gerais

Já nas primeiras horas desta quinta, o cão Hunter, tutoreado pelo Cabo Fumagalli, foi acionado e por volta das 12h30 e encontrou um corpo em meio a área devastada, que foi tomada por lama. O CBMSC foi acionado por ser referência internacional na atividade de busca e resgate e também internacional em cinotecnia (busca com cães), com larga experiência técnica e local.

Para Minas Gerais, foram enviados um caminhão de ajuda humanitária, três viaturas tracionadas para locais de difícil acesso, seis bombeiros militares especialistas em intervenções em áreas deslizadas, quatro binômios (dupla entre cão de resgate e tutor bombeiro militar), com um veterinário especializado em desastres. Além destes recursos, diversos equipamentos específicos para a atividade deslocam junto com a equipe, que forma uma das 14 Forças-Tarefa do CBMSC.

Com treinamentos específicos e larga experiência, os nossos bombeiros poderão ajudar nas operações de Minas Gerais em: intervenções em áreas deslizadas, busca terrestre, comando e gerenciamento de crise, ajuda humanitária, resgates, salvamentos, busca e resgate em estruturas colapsadas, atendimentos pré-hospitalares e outras – cujos treinamentos estão compreendidos pelos integrantes das Forças-Tarefas.

Voluntários

Bombeiros voluntários de Santa Catarina também estão em Brumadinho. Uma equipe formada por um médico e 28 bombeiros voluntários das corporações de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul partiu no último sábado (26), um dia após a tragédia, para ajudar no resgate às vítimas. O grupo é coordenado pelo capitão Ranier Francisco da Costa, comandante da 1ª Companhia Operacional do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar de MG.

Bombeiros voluntários de SC em Brumadinho

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Governo de SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *