Contra abandono de animais, Joinville terá Dezembro Verde

Para lidar com o abandono de animais, Joinville passará a apostar também na conscientização. O prefeito Udo Döhler sancionou um projeto de lei, proposto pela vereadora Ana Rita Hermes, que cria a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais no município de Joinville”.

O objetivo, que consta no texto do projeto, é “conscientizar a população de que abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal abandonado à morte”.

A indicação é que a campanha seja realizada por meio de eventos e divulgação de material publicitário sobre o tema todos os anos, no mês de dezembro, época em que o número de abandono de animais aumenta em razão da proximidade das férias.

“As entidades protetoras de animais trabalham duro na tentativa de eliminar o mau costume da população de abandonar animais. O Dezembro Verde tem o objetivo de intensificar essa batalha, por meio de palestras, debates, manifestações e utilização do tema nas redes sociais, para chamar a atenção para o problema. A ideia central é conscientizar a população. Se você decide ter um animal, é responsável pela vida dele”, diz Ana Rita.

Abandonar animais é tipificado como maus-tratos. A pena atual é de três meses a um ano de detenção e multa, aumentando se houver morte do animal. Denúncias de maus-tratos a animais podem (e devem) ser feitas pelos números da Ouvidoria da Prefeitura (156) e da Polícia Civil (181) ou registrar Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia, no bairro Fátima.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Arquivo da Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *