Joinville é derrotado pelo Franca no Centreventos

O Joinville encerrou o ano com mais uma derrota no NBB. Dessa vez, a equipe foi superada pelo Franca, no Centreventos Cau Hansen. O time paulista é o líder do campeonato e na semana passada conquistou a Liga das Américas. Na primeira partida após o título, o Franca bateu o Joinville por 95 a 80.

Apesar da forte chuva que caiu na cidade antes do jogo, um bom público compareceu ao Centreventos para assistir ao ultimo jogo do Joinville em 2018. A partida também marcava o encerramento do primeiro turno do NBB. O time começou bem, fazendo frente ao melhor time do país. Com um excelente jogo coletivo, o time da casa teve sua pontuação no quarto inicial diluída em sete atletas. O Franca teve em Lucas Dias e Jimmy seus melhores marcadores. Equilibrado, o primeiro quarto terminou com o time visitante vencendo por um ponto, 22 a 21.

O segundo quarto do Joinville se concentrou nos pivôs, Colimério e Mathias. Somados, eles fizeram oito pontos e pegaram quatro rebotes, sendo os jogadores mais eficientes da equipe no período. Porém, o time cometeu muitos erros nas tentativas de cestas de dois pontos, convertendo apenas duas das 11 tentativas. Já no Franca, David Jackson começou a aparecer para o jogo e se transformou no melhor jogador dos visitantes. O Franca conseguiu abrir vantagem e encerrou o quarto ganhando de 44 a 36.

O Joinville voltou a equilibrar as ações no terceiro quarto, melhorando no ataque. André Bambu, Starks e Vezaro concentraram a pontuação da equipe, que fez 21 pontos no período. O time melhorou muito nos arremessos curtos e nas infiltrações, mas ainda assim não conseguiu se aproximar no placar. Muito porque o quarteto francano – André Goes, Alexey, Hettsheimeir e David Jackson – fazia um grande jogo. A equipe foi perfeita nos arremessos de dentro do perímetro e da linha de lances livres, ampliando ainda mais a vantagem: 67 a 57.

Dez pontos atrás no placar, o Joinville tinha uma difícil missão para o último quarto, mas começou muito bem. O time chegou a diminuir a diferença no placar para cinco pontos, logo no começo do período. Starks, Socas e Cook faziam sua parte no ataque e Vezaro ia bem nos rebotes. Mas Jimmy e David Jackson trataram de restabelecer a vantagem dos paulistas. Mais uma vitória para o líder e a quinta derrota seguida do Joinville.

Números

David Jackson foi o cestinha do jogo com 21 pontos. Além dele, outros cinco atletas do Franca tiveram dois dígitos em pontuação: Alexey (15), Lucas Dias (10), Jimmy (12), Hettsheimeir (17) e André Goes (12). No Joinville, Starks foi o maior pontuador, com 19 pontos. André Bambu fez 12, assim como Socas, que ainda pegou seis rebotes e deu cinco assistências. Mathias também foi bem nos rebotes, com oito bolas recuperadas.

Daniel Lazier reconheceu que a equipe vem tendo dificuldades, mas se mostrou feliz com a partida que a equipe fez. “Eu venho falando muito sobre resultado e desempenho. Hoje de novo o desempenho foi bom. O que muita gente que não está no dia a dia não sabe é que, por exemplo, o Bambu não treinou nenhuma vez essa semana. O Mathias vem tratando uma lesão dia a dia, ele treina um dia e deixa de treinar quatro. Ele vem se sacrificando muito pelo nosso time e essa parte física a gente vem sentindo na hora do vamos ver. Hoje eu acho que o nosso problema é mais físico, principalmente pela lesão do Jerônimo e essa do Bambu”, explicou o treinador.

A derrota deixou o Joinville na 11ª colocação do NBB, ainda na zona de playoffs. O time volta à quadra no dia 10 de janeiro, diante do Mogi, no Centreventos.

Homenagem

No intervalo de jogo, o Joinville homenageou os atletas Jimmy e André Goes, que atualmente defendem o Franca, mas foram revelados nas categorias de base da cidade. Eles receberam duas placas das mãos dos jogadores Lucas Vezaro, Jefferson Socas e do presidente do clube, Osni Siewert.

Texto: Vitor Forcellini
Foto: AABJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *