Confiança empresarial volta a subir e pesquisa aponta recordes

Passado o período eleitoral, o Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES) referente ao quarto trimestre de 2018 demonstra um salto impressionante de otimismo, com resultados expressivos, em nível mais alto desde a criação do ICES, em 2011.

“O indicador de expectativa para a economia nacional atingiu a marca histórica de 69,31 pontos”, ressaltou o economista responsável pela pesquisa, Ricardo Torres. Este mesmo índice no período anterior foi de 47,94.

O ICES desse quarto trimestre fechou em 53,60, sendo que no segundo trimestre o índice havia chegado a cair para 46,43, voltando a subir um pouco no terceiro semestre, quando foi de 50,11.

“Nesta edição do ICES, alguns indicadores que classicamente são negativos, apresentaram resultados surpreendentes: expectativa sobre as taxas de juros, inflação e taxas de câmbio, todos muito positivos denotando o novo período promissor para o ano de 2019, com maior visibilidade para as decisões empresariais”, afirmou Torres.

Ainda de acordo com o economista, observa-se um otimismo mesmo diante de um cenário internacional adverso, com guerra comercial entre as potências EUA e China e incerteza no Reino Unido, devido ao Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).

Confira o relatório completo.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Arquivo
Informações: Sustentare 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *