Animação “As aventuras da toninha Babi” ganha especial de Natal

Os especiais de Natal fazem parte de uma tradição da TV, em especial das séries inglesas e americanas, e agora também vão chegando à internet. Tanto que a Toninha Babi, personagem criada em Joinville neste ano, vai ganhar o seu. O episódio especial da série “As aventuras da toninha Babi” vai ao ar nesta terça-feira (18), às 15 horas, no canal do youtube.

A série é voltada para o público infantil e aborda o universo das toninhas, o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil, que vive na Baía da Babitonga. Produzido do bico à cauda pelo Rizoma Estúdio, o trabalho faz parte do programa de conscientização ambiental do Projeto Toninhas, desenvolvido pela Univille.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 4 de maio e apresentou algumas das principais personagens da história, como a toninha Babi, o trinta-réis Trintinha e a gaivota Lari. A trama que move a série é a aventura de Babi no mar aberto, mais especificamente na volta que ela dá até a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), que vai até o litoral do Rio Grande do Sul.

O sucesso dos primeiros cinco episódios foi a motivação inicial para o lançamento do especial. Tom Gonçalves, diretor criativo do estúdio, comenta que novos episódios sempre foram assunto entre as equipes do Projeto Toninhas e do Rizoma. De acordo com ele, o especial mostra os preparativos natalinos na Baía Babitonga.

“No melhor estilo especial de Natal, conseguimos pensar num episódio que, além de ser comemorativo, movesse a história pra frente e afetasse todos os personagens ao mesmo tempo. Acredito que conseguimos e isso nos deixa felizes. Esperamos que todo nosso trabalho junto ao Projeto Toninhas auxilie de alguma forma na conservação da toninha”, explica.

Para a coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas, Daiana Proença Bezerra, tornar a espécie conhecida é um dos grandes desafios da equipe, pois a toninha encontra-se no nível mais crítico de ameaça de extinção. Por isso, ela comemora o sucesso da animação.

“As aventuras da toninha Babi alcançaram um público além do esperado e tem cumprido esse papel de tornar a espécie mais conhecida, não só na Babitonga como em outras regiões do país. Isso nos enche de esperança! Quer data melhor de celebrar isso, que o Natal?”, comemora Daiana.

Uma première de lançamento, promovida pelo Projeto Toninhas/Univille, que conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá ocorrer na Univille, no campus de Joinville. A partir das 9 horas de terça-feira (18), colaboradores da instituição e estudantes da educação infantil do município se reúnem no anfiteatro para rever a primeira temporada e assistir, em primeira mão, o novo episódio.

Edição: Felipe Silveira
Imagem: Rizoma Estúdio
Informações: Univille

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *