Projeto Ictiofauna solta mil alevinos de lambaris no rio Piraí

A soltura de mil alevinos (filhotes de peixes) de lambaris no rio Piraí, na manhã desta quarta-feira (12), marcou a primeira etapa do Projeto Ictiofauna. O prefeito Udo Döhler e o vice-prefeito Nelson Coelho acompanharam a ação, realizada próximo à ponte do Piraí, na Estrada Comprida, região do bairro Vila Nova.

Foram plantadas 25 mudas de árvores nativas às margens do rio

Desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), o Projeto Ictiofauna prevê o repovoamento de rios com lambaris. Os alevinos foram produzidos na UDR a partir de matrizes de lambaris dos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf, que serão destinos das próximas quatro etapas de soltura.

“Estamos dando suporte para controlar a infestação de Simulídeos, pois o alevino é um predador natural. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da preservação ambiental no contexto educativo, além da promoção do desenvolvimento rural”, explicou o secretário da SAMA, Jonas de Medeiros. Segundo ele, com baixo custo, a produção de lambaris pode ser uma nova fonte econômica para produtores rurais que quiserem promover a criação.

No caminho que leva à margem do rio, 25 mudas de árvores nativas foram plantadas com o auxílio de alunos da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, do Vila Nova. A iniciativa é parte do programa Adote uma Árvore. As crianças também levaram mudas para casa.

“O objetivo é conscientizar a comunidade de que, para usarmos estes espaços junto à natureza, temos de preservá-los”, completou Carlos Alberto Noronha do Amaral, gerente de Desenvolvimento Rural da UDR.

O Projeto Ictiofauna foi desenvolvido pela equipe técnica da UDR tendo como objetivos principais promover o equilíbrio ecossistêmico de rios que cortam a área rural de Joinville, com o aumento da população de lambaris (espécie nativa da região) e, consequentemente, controlar a proliferação dos mosquitos Simulídeos – popularmente conhecidos como borrachudos – que afeta as comunidades locais. O termo ictiofauna significa conjunto das espécies de peixes que existem em determinada região biogeográfica.

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Um comentário em “Projeto Ictiofauna solta mil alevinos de lambaris no rio Piraí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *