Professora da Univille vai representar o Brasil em observatório da ONU

A professora Yoná Dalonso (à direita na foto), pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille, foi indicada e assume a secretaria técnica do Observatório de Direito à Alimentação para a América Latina e Caribe (ODA-ALC), ligado à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ela será a representante brasileira no órgão que tem, além do país,  Honduras, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Cuba e Argentina.

América Latina e Caribe ainda enfrentam grandes desafios para garantir efetivamente o direito à alimentação adequada, o que motivou a criação do órgão em 2011. O objetivo do grupo é assessorar a FAO e influenciar os governos a implantar políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

“Trata-se de uma rede acadêmica latinoamericana e caribenha composta de múltiplos centros de pesquisa e universidades que abordam as questões de segurança alimentar e nutrição e o direito humano à alimentação adequada como seus principais objetos de estudo”, explica Yoná.

Cerca de 50 universidades de 17 países da América Latina e Caribe integram o ODA-ALC, formando uma ampla rede multidisciplinar para a produção de conhecimento destinado à promoção e à proteção ao direito à alimentação no continente. Além da FAO, o observatório conta com o apoio de outros organismos internacionais, como a Agência Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarollo (Amexcid), a Iniciativa América Latina y Caribe sen Hambre e a Cooperación Española, Mesoamerica sin Hambre.

Destaque

No ano passado, estudo científico inédito no Brasil feito pela Univille foi um dos destaques da VII Reunião Regional do Observatório de Direito à Alimentação na América Latina e Caribe (ODA-ALC), realizado na Colômbia. A pesquisa identificou a situação alimentar das comunidades indígenas Guarani do Norte de Santa Catarina. Os resultados do estudo foram apresentados pelas professoras Fernanda Lapa, da Clínica de Direitos Humanos do curso de Direito, e Yoná Dalonso, do curso de Gastronomia e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, e a bolsista de Direito Suiany Zimermann Bail (foto).

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Univille

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *