Claudio Aragão é eleito presidente da CVJ e continua hegemonia do MDB

Em um processo que, pela segunda vez consecutiva, contou com chapa única, Claudio Aragão (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Joinville para um mandato de dois anos. Apenas Rodrigo Coelho (PSB) e Odir Nunes (PSDB) votaram contra. Ana Rita Negrini Hermes (PROS) será a vice, James Schroeder (PDT) ficará como 1º secretário e Lioilson Corrêa (PSC) assume a 2º secretaria.

Aragão dá sequência a uma hegemonia do MDB no comando do legislativo joinvilense, garantindo que Udo Döhler feche os dois mandatos sem oposição na mesa diretora da casa.

Essa é a quarta vez consecutiva que o partido elege um vereador para esse posto, podendo, assim, chegar a oito anos à frente da Câmara. Antes, foram Fernando Krelling (2017/2018), Rodrigo Fachini (2015/2016) e João Carlos Gonçalves (2013/2014). O último não emedebista foi Odir Nunes (2011¹2012), que estava no DEM na época.

Fachini e Gonçalves não foram eleitos em chapa única, mas, já com o MDB na prefeitura, não tiveram dificuldades para se elegerem presidentes. Ambos chegaram ao posto com praticamente todos os votos.

A oposição se queixou da participação do prefeito Udo Döhler no processo, e afirmou que isso torna a Câmara submissa. “Lamento dizer que o recado das urnas de 2018 não chegou nessa casa. Não podemos ter nessa casa um presidente submisso, a independência é irmã siamesa da boa política”, disse Rodrigo Coelho.

Natanael Jordão (PSDB), por outro lado, disse que “ninguém foi obrigado a votar em ninguém”. James Schroeder afirmou sentir “mal-estar” quando afirmam que a Câmara é um “puxadinho da Prefeitura”, e que não há submissão.

No ano que vem, os escolhidos terão um orçamento de cerca de R$ 50 milhões para administrar, além de um quadro de 247 servidores efetivos e comissionados.

Aragão está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores. Em sua primeira eleição, em 2012, Aragão fez 4.185 votos. Em 2016, Aragão aumentou a sua votação, somando 4.943 votos.

Texto: Alexandre Perger
Foto: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *