SESC promove debate sobre liberdade e privacidade na internet

A edição de novembro do projeto Diálogos Urgentes, promovido pelo SESC Joinville, traz um debate sobre liberdade e privacidade na era digital, entre outros temas relacionados às mudanças sociais e comportamentais influenciadas pela forma como as pessoas usam a internet. Será exibido nesta quarta-feira (28), às 19 horas, o documentário “Freenet?”. Logo após haverá debate com joinvilenses especializados e entusiastas do tema.

Participam da conversa os professores universitários Charles Christian Miers, Edson Burg, Lívia Vieira, além de  Robson Fernandes (criador e administrador da página ÉEEguaaa) e Vinicius Barbosa. A mediação fica por conta do editor do site O Mirante, Felipe Silveira.

Dirigido por Pedro Ekman, “Freenet?” apresenta a discussão sobre direitos digitais em vários lugares do mundo, como Quênia, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Uruguai. São entrevistados vários especialistas, que dão o tom do debate mundial sobre liberdade de acesso e compartilhamento de conteúdo, privacidade e garantia de neutralidade da rede. Lawrence Lessig (criador do Creative Commons) e Edward Snowden são apenas alguns deles.

O encontro será no teatro do SESC Joinville, que fica na rua Itaiópolis, 470, bairro América.

Participantes

Charles Christian Miers
Professor universitário com experiência nas disciplinas de Comércio Eletrônico, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais e orientação/coordenação. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Edson Burg
Doutor e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Burg trabalhou como repórter de cultura e crítico de cinema nos jornais A Notícia e no Notícias do Dia. Atua, desde fevereiro de 2017, na Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) como coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico.

Lívia Vieira
Lívia de Souza Vieira é doutora e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esteve em período de doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra). Sua dissertação de mestrado, “Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online”, foi vencedora, em 2015, do Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela SBPJor.

Robson Fernandes
Formado em Sistemas de Informação, criador e administrador da página ÉEEguaaa.

Vinicius Barbosa
Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Atualmente trabalha como instrutor de atividades para idosos no SESC em Joinville.

Texto: Redação
Foto: Página do documentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *