“A incrível viagem de Noel pelo Brasil” começa nesta segunda-feira

Uma viagem pelo Brasil através da música, de carona no “trem” do Papai Noel. Essa é a proposta do espetáculo musical que tem sua primeira apresentação nesta segunda-feira (26), às 20 horas, no teatro da Sociedade Harmonia-Lyra. Os alunos da escola de música Arte Maior apresentam “A incrível viagem de Noel pelo Brasil”.

O espetáculo será volta a ser apresentado na terça (27), na quarta (28) e na quinta-feira (29), sempre às 20 horas. Quem assistir o espetáculo nesta semana estará contribuindo para um Natal mais solidário, considerando que o ingresso é trocado pela doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

A atividade, que faz parte das celebrações natalinas da Harmonia-Lyra, volta a ser apresentada nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, desta vez gratuitamente, na sacada da instituição. O destaque artístico para as noites de canto na sacada fica por conta da participação especial do barítono Douglas Hahn.

Nos dias 27 de novembro e 5 de dezembro, o espetáculo contará especialmente com audiodescrição para deficientes visuais.

Um Noel diferente

O espetáculo deste ano mostra a riqueza e diversidade dos ritmos musicais das várias regiões brasileiras, ao resgatar canções inspiradas nas raízes e bagagem dos povos nativos e imigrantes. Uma incrível viagem do Papai Noel, que ao passar pelo vasto território brasileiro descobre as músicas e os costumes locais.

No roteiro, Noel, para não ser reconhecido pelas crianças, resolve cortar a barba e se vestir como uma pessoa comum. No lugar do trenó, pega carona num trem e embarca numa aventura para conhecer as crianças brasileiras. O passeio torna-se inesquecível, pois em cada região do país Noel encontra crianças de diferentes culturas e etnias. Assim, o bom velhinho canta, dança, se emociona e se diverte, e ainda ajuda os pequenos a realizarem seus sonhos de Natal.

O musical – que reúne em cena o Coral Infanto-Juvenil Arte Maior, alunos e professores da escola de música, além de crianças de instituições beneficentes, é um espetáculo criado pela musicista Kátia Siqueira, diretora da escola de música Arte Maior, em parceria com o artista Lucas Davi, da LD Casa das Artes.

Muito além da música

O objetivo deste projeto musical é proporcionar vivência artística aos jovens, incluindo coralistas do Lar Abdon Batista, Lar Emannuel, Casa da Inclusão e Escola Municipal Anita Garibaldi. São crianças e adolescentes que se interessam em participar das oficinas de canto realizadas como prática musical coletiva, que também são promovidas como uma ação social da Escola de Música Arte Maior.

A iniciativa começou em 2016, quando Kátia decidiu ampliar a prática pedagógica musical e passou a ministrar aulas gratuitas de canto coral para um grupo de 15 crianças e adolescentes do Lar Abdon Batista. O resultado surpreendeu a direção da escola e a coordenação da instituição que atende crianças órfãs e em situação de risco. Assim, os jovens cantores passaram a integrar o já tradicional Coral Infanto-Juvenil Arte Maior e estrelaram seu primeiro espetáculo de Natal. Agora em 2018, pela terceira vez eles voltam a subir ao palco da Sociedade Harmonia Lyra junto aos demais alunos e artistas.

Ingressos

Os ingressos para todas as apresentações musicais são gratuitos, mediante a doação de dois quilos de alimentos a serem entregues na entrada de cada espetáculo nos dias do evento. Os tíquetes podem ser retirados diretamente pelo site da Arte Maior, fazendo a impressão do ingresso. Toda a arrecadação será destinada a instituições beneficentes de Joinville.

Repertório

Abertura – Alguém Cantando – Caetano Veloso
1- Trenzinho Caipira – Villa Lobos
2- Natal Tropical – Jair Oliveira

Região Norte

3- Pot-pourrit Pastorinhas/ Borboleta Pequenina / Carimbo do Natal
4-Batuque Natalino – Ana Yara Campos
5- Amazônia – Cézar Elbert

Região Sul

6- Pot-pourrit Aí bota aqui / Balaio
7- Ciranda – Moacir Santos / Gilberto Gil
8- Vilarejo – A. Antunes / C Brown / M. Monte

Região Centro-Oeste

9- A Primeira Estrela – Nana Caymmi
10 -A Bandeira do Divino – Ivan Lins / Vítor Martins

Região Sudeste

11- Pot-pourrit Samba da Cidade / Natal Legal – Luizinho SP/ Myrian Portes
12- Xote de Natal – Mariana Calegari
13- Samba de Natal – Desconhecido
14- Menino Deus – Mauro Duarte / Paulo C Pinheiro

Região Nordeste

15- Estrela de Natal – Pastoril Alagoano
16- Pot-pourrit Anoiteceu / Cantochão do Natal – Assis Valente
17- Gente – Caetano Veloso
18- Louva Deus – Milton Nascimento

Encerramento

19- O Menino Por Amor Vai Renascer – Walter Santos / Tereza Souza
20 – PP É Natal / Lindo Natal / Jingle Bells – T. da Monica / R. Monteiro / J.P Pierpont
21- Noite Feliz – Franz Gruber
22- Papai Noel que existe dentro de você – Márcio Araújo
23- Natal Bem Brasileiro – Jair Oliveira

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *