Dionisos realiza apresentações gratuitas de Teatro Playback

Como parte do projeto “A Cena Poética no Teatro Playback: pesquisa de linguagem”, a Dionisos Teatro vai realizar, neste fim de semana e no próximo, apresentações gratuitas de Teatro Playback. Serão três, sendo a primeira neste sábado (24), às 20 horas, na Amorabi. No próximo domingo (2) e segunda-feira (3), o espetáculo será no Galpão da Ajote, também às 20 horas.

Aprovada na Lei de Mecenato do Sistema de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) em 2018, a pesquisa tem o intuito de explorar ferramentas artísticas para o aprimoramento de sua prática na cena, música e condução de Teatro Playback. As apresentações fazem parte das diversas ações previstas no projeto.

Outra ação que o público pode conferir é o blog do projeto, no qual os integrantes da companhia registram seus experiências e reflexões sobre todo o processo. O grupo também participou de oficinas com especialistas e registrou suas impressões.

A Dionisos Teatro completa, em 2018, 10 anos de atuação em Teatro Playback, que é uma forma teatral em que os atores e músicos improvisam histórias reais contadas por pessoas da plateia, tendo a figura do condutor como elo entre os artistas e o público. O nome, Playback Theatre, deriva da ideia de representar de volta (playing back) as histórias das pessoas da plateia.

Criado em 1975 por Jonathan Fox e Jo Salas, o Teatro Playback é realizado em mais de 60 países e existe até uma Rede Internacional de Teatro Playback, conhecida pela sigla IPTN, a qual a Dionisos é filiada. O grupo joinvilense ajudou a organizar e participou do 2º Encontro Brasileiro de Teatro Playback, realizado entre os dias 14 e 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, a atriz Clarice Steil Siewert apresentou o projeto de pesquisa e debateu os documentários DOC.Playback, de Fabrício Porto, produzidos em parceria com o grupo.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Dionisos Teatro

Um comentário em “Dionisos realiza apresentações gratuitas de Teatro Playback

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *