Equipes disputam 1º Desafio das Brigadas de Joinville neste sábado

O Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ) será palco do 1º Desafio das Brigadas de Joinville, que ocorre neste sábado (24), a partir das 8 horas. O evento é realizado por meio de parceria entre o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e o Corpo de Bombeiros Voluntários com o propósito de promover o aprimoramento técnico e operacional das brigadas industriais. A competição terá a participação de oito equipes.

O desafio pretende, ainda, resgatar a antiga Competição de Brigadas Industriais de Joinville e Região (Combiville), extinta em 2009 depois de 30 edições, organizada pela Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville (APSSOJ).

O evento chegou a ser o maior do gênero do país com a participação de brigadistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2006, 34 equipes participaram das disputas, oito delas compostas exclusivamente por mulheres. O sucesso da Combiville inspirou, por exemplo, a criação da Competição das Brigadas de Incêndio do Sul do Estado (Combisul), em Criciúma, e da Competição de Brigadas de Incêndio Industriais de Curitiba (Combitiba).

Assim como na antiga Combiville, agora o Corpo de Bombeiros Voluntários empresta sua expertise para a realização do 1º Desafio das Brigadas de Joinville. Segundo o coordenador do Centro de Atividades Técnicas (CAT) e bombeiro voluntário, engenheiro Luciano Mendonça Seiler, as provas vão exigir conhecimento de combate ao fogo, transposição de obstáculos físicos e primeiros-socorros.

“Fizemos o planejamento das provas e vamos ceder a estrutura. Queremos fomentar as brigadas e oferecer oportunidade de trocar experiências com os bombeiros”, explica.

As provas do 1º Desafio das Brigadas de Joinville iniciam às 8h40, após a recepção dos grupos e homenagens a Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional. O encerramento, com a divulgação dos resultados, será às 13h30. Participam brigadas das empresas ArcelorMittal Brasil, Ciser Porcas e Parafusos, Docol Metais Sanitários, Embraco, Fremax Sistemas Automotivos, Incasa S.A., Tigre S.A. e Unimed Joinville.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Bombeiros Voluntários