Agora chamado de Memorial da Bicicleta, espaço é reaberto em Joinville

Fechado em março de 2017, o antigo Museu da Bicicleta (MuBi) foi reaberto nesta quarta-feira (7) em Joinville, agora chamado de Memorial da Bicicleta. O espaço, que perdeu grande parte do acervo, pois era particular, vai contar a história desse meio de transporte e como ele se tornou um dos símbolos da cidade.

Com modelos produzidos no Brasil, na Suécia, Alemanha e Índia, a partir do início do século 20, a exposição do Memorial da Bicicleta apresenta 49 peças, sendo 23 pertencentes a acervos particulares dos colecionadores Dionísio Trapp e Antônio Olinto, ambos de Joinville. As demais bicicletas fazem parte do acervo do município (haviam sido doadas formalmente pelo colecionador Valter Bustos, que mantinha outras peças de seu acervo no espaço).

Entre as curiosidades estão um “rema-rema”, datado de 1910; uma bicicleta feminina da marca Miele, fabricada na Alemanha, em 1940; um exemplar Regent, modelo masculino, fabricado na década de 1960, na Índia; e outras raridades.

Além da exposição com peças inéditas, o Memorial da Bicicleta traz como novidade a realização de ações educativas voltadas ao público escolar. Nas visitas agendadas, os alunos serão recebidos pela equipe de educadores, assistirão a vídeos sobre educação no trânsito e mobilidade e farão a visita guiada para conhecer a coleção e a história da bicicleta em Joinville.

Para melhor atender ao público, o prédio onde funcionava o terminal de cargas da Estação Ferroviária de Joinville, e que hoje abriga o Memorial da Bicicleta, recebeu melhorias. A parte elétrica foi refeita, o ambiente interno foi pintado em sua cor original, paredes e portas foram restauradas. O local conta ainda com projetor e tela para ações educativas, além de peças de comunicação visual com fotos e textos explicativos.

A implantação das melhorias e dos novos equipamentos do Memorial da Bicicleta foi viabilizada pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) em parceria com o Movimento Pedala Joinville, que doou ao município R$ 60 mil provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela 3a Vara do Trabalho de Joinville.

“O visitante encontrará no Memorial da Bicicleta uma exposição com peças catalogadas e informações históricas. As pessoas que tiverem uma bicicleta antiga, sem uso e que desejarem doá-la para a exposição, poderão fazer de forma segura. Todas as colaborações serão bem-vindas”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski.

O Memorial da Bicicleta integra o conjunto da antiga Estação Ferroviária de Joinville, onde também está localizada a Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro, bairro Anta Garibaldi. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, e a entrada é gratuita. As visitas de grupos deverão ser agendadas com antecedência pelo telefone (47) 3422-5222.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura de Joinville
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *