Joinville sedia maior evento de design da América Latina

A Univille vai sediar na próxima semana, de 5 a 8 de novembro, a 13ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design (P&D 2018), considerado o maior evento da área na América Latina. O evento científico reúne pesquisadores de todo o Brasil e convidados internacionais.

Entre eles está a especialista italiana em design de materiais Anna Pellizzari, com trabalhos consagrados em Milão, Londres e Nova Iorque, e o presidente eleito da World Design Organization (WDO) e empresário no Vale do Silício, Srini Srinivasan. É ele quem faz a palestra de abertura, na segunda-feira, às 10 horas, no Centro de Convenções e Eventos da Univille. O tema é o impacto do design na cultura, na economia e na sociedade.

O P&D é bienal, promovido pelo Fórum Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, que tem como principal intenção incentivar a produção e difusão científica no país. “Embora seja um evento científico, ampliamos a participação dos estudantes da graduação como forma de incentivo e, no total, deveremos reunir na Univille mais de 800 participantes”, destacou o professor Haro Schulenburg, que divide a coordenação geral do P&D 2018 com o professor João Eduardo Chagas Sobral.

Foram selecionados para apresentação 520 artigos completos, 28 relatos técnicos e 47 artigos de iniciação científica, além de 11 trabalhos no salão de projetos de protótipos, todos associados a oito eixos temáticos com 24 tópicos, que vão tratar desde materiais inovadores e sustentáveis até experiência do usuário, indústria 4.0, inclusão e diversidade, entre outros. Também estão previstas atividades paralelas, como workshops, exposição de protótipos, lançamento de livros e revistas.

O P&D tem como objetivo ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação e atuação no campo do Design, envolvendo pós-graduação, institutos de pesquisa, empresas e organizações do âmbito local ao global. A inscrição custa de R$ 320 (para acadêmico não-autor) a R$ 660 (profissional/professor autor). Mais informações pelo site do evento.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Univille

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *