Após tratamento do solo, Rua das Palmeiras ganha novas árvores

Novas mudas de Palmeiras Imperiais da espécie Roystonia oleracea estão sendo plantadas na Rua das Palmeiras (alameda Brüstlein). O plantio de uma delas, com cerca de 5 metros, ocorreu nesta quarta-feira (31), pela manhã. A ação é resultado de medidas tomadas a partir de denúncia sobre a morte algumas palmeiras em abril deste ano.

O plantio faz parte de um conjunto de cuidados que estão sendo tomados pela Comissão Técnica Multidisciplinar da Prefeitura de Joinville, formada por técnicos efetivos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Na próxima fase, serão suprimidas quatro palmeiras que estão condenadas, uma por ter sido atingida por um raio. Na etapa seguinte, elas serão substituídas por novas palmeiras. As mudas foram produzidas no viveiro de mudas da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), da Sama, a partir de sementes originais da própria rua das Palmeiras.

German Ayla, engenheiro agrônomo da UDR, especialista em palmáceas, explica que entre a colheita da semente e a produção da muda foi necessário um ano, e mais três anos e meio para o desenvolvimento da mesma.

O solo do local foi tratado com ajuda de técnicos da Epagri. Segundo o gerente de Praças e Parques da Sama, Reginaldo da Roza, o objetivo final da comissão é ter um Plano de Manejo da rua das Palmeiras para melhor proteção da espécie.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *