Vereadores discutem preservação dos rios da região

A Comissão Especial de Recursos Hídricos da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) se reuniu na quarta-feira (24) para uma apresentação do planejamento estratégico da gestão da água para os próximos anos, feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Sepud). Representantes de entidades, do Conselho Gestor da APA Dona Francisca e dos Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira estavam presentes.

O diretor de recursos hídricos da Sepud, Bruno Henrique Beifuss, apontou a poluição como principal problema para a qualidade dos rios do Estado. Segundo ele, promover o uso racional da água e melhorar sua qualidade é a meta para próximos anos. O objetivo do governo estadual é reduzir a carga orgânica nos rios em 65% até 2027, com melhora do saneamento, e o planejamento municipal está alinhado a este plano.

Representantes dos Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e do Conselho Gestor da APA Dona Francisca mostraram preocupação com o futuro dos recursos hídricos na região. De acordo com as entidades, em Joinville, quando há períodos com pouca chuva, já é possível perceber a baixa dos rios.

A vice-presidente do Comitê dos Rios Cubatão e Cachoeira, Virgínia Barros, citou a cidade de São Paulo como exemplo. “Era a terra da garoa, hoje a falta de água é notável. Isso gerou consequência inclusive econômicas, com as indústrias indo embora da capital paulista”, afirmou.

Nova reunião sobre o assunto foi marcada para o dia 31 de outubro, às 15 horas.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Nilson Bastian/CVJ
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *