Mistura Brasileira fará apresentação de choro no Boa Vista

O quarteto de choro Mistura Brasileira encerra as apresentações da segunda edição do projeto “Raízes Através do Choro” nesta quinta-feira (25), no palco da Associação dos Moradores do Bairro Boa Vista – Grupo da Melhor Idade Luz, Vida e Comunidade. O concerto, de aproximadamente duas horas, é composto por dez composições e histórias dos autores e a evolução da música instrumental brasileira.

A roda de bate-papo e chorinho começa às 19 horas. Os instrumentistas abrem o show com “Flor Amorosa”, composição da segunda metade do século 19, assinada por Joaquim A. da Silva Callado, considerado o pai do choro. Na sequência, o tango brasileiro Gaúcho (O Corta Jaca), de Chiquinha Gonzaga, uma música considerada um “escândalo” quando executada no Palácio do Catete, em 1914, pela primeira-dama Nair de Teffé.

As demais execuções do repertório são intermediadas por histórias e pitadas de curiosidades sobre os instrumentos, compositores, canções e apresentações. Em “Carinhoso”, por exemplo, o público é convidado a fazer coro com os instrumentistas e reviver uma cena musical da cidade registrada em 1927, quando Pixinguinha e Donga, integrantes do conjunto Os Oito Batutas, se apresentaram no Palace Theatro (mais tarde, Cine Palácio).

O projeto “Raízes Através do Choro” foi contemplado no edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec), apresentado pelos músicos Fio José (bandolim e violão), Alan Pereira (pandeiro), Cristiano Gomes da Silva (clarineta, saxofone e flauta transversal) e Nicolau Schmidt Jr. (violão de 7 cordas e cavaquinho).

Durante o mês o quarteto fez apresentações no Espaço Cultural Casa Iririú; Museu Casa Fritz Alt e Escola Municipal Governador Heriberto Hülse. Como contrapartida ao apoio do Simdec ainda se apresentam dia 10 de novembro na Praça Tiradentes, Floresta, na programação da Feira nos Bairros.

A Associação dos Moradores do Bairro Boa Vista fica na rua São Leopoldo, 647, no bairro Boa Vista). A entrada é gratuita.

Repertório

Flor Amorosa – Joaquim A. da Silva Callado e Catulo da P. C. (polca – 1867)
Gaúcho (O Corta Jaca) – Chiquinha Gonzaga (tango brasileiro -1895)
Carinhoso – Pixinguinha e João de Barro (choro-canção – 1917)
Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu (choro – 1917)
Chorando Baixinho – Abel Ferreira (choro – 1942)
Amoroso – Annibal A. Sardinha (Garoto) e Luís Bittencourt (choro – 1942)
Na Glória – Raul de Barros e Ary dos Santos (choro de gafieira – 1949)
Noites Cariocas – Jacob do Bandolim (samba-choro – 1957)
Pedacinho do Céu – Waldir Azevedo (choro – 1950)
Brasileirinho – Waldir Azevedo (samba-choro – 1949)

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Mauro Artur Schlieck/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *