Alunos da Udesc Joinville desenvolvem “silenciômetro” para biblioteca

Nesta sexta-feira (26), às 15h30, acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, vão instalar o aparelho Silenciômetro, que eles próprios desenvolveram, na Biblioteca Universitária (BU) da instituição.

O equipamento será utilizado para medir níveis de pressão sonora. Ele funciona como um comparador, ou seja, o som captado do ambiente é transformado em um sinal elétrico, e esse sinal é amplificado e comparado com um valor de referência fixado no aparelho.

Quando o sinal captado (som do ambiente) for mais alto que o valor de referência, o silenciômetro emitirá um sinal sonoro para avisar que há muito “barulho” no ambiente. O circuito eletrônico é composto por um comparador e um amplificador.

A ideia de produzir o equipamento veio em 2016, quando administradores da Biblioteca Municipal de Joinville repassaram ao grupo a necessidade de ter um dispositivo que auxiliasse na diminuição do barulho no local. O silenciômetro não chegou a ser instalado na Biblioteca Municipal por questões internas de troca de coordenadores, então o grupo decidiu colocá-lo na Biblioteca da Universidade.

Existem equipamentos semelhantes no mercado, mas o projeto realizado na Udesc foi feito “do zero” e pensado para utilizar no ambiente de leitura e estudo. O modelo inicial foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Schafhauser e Vinicius Becker, egressos do PET. Após a criação, membros do Grupo Estudantil de Soluções em Sistemas Embarcados (Gesse), que faz parte do Programa, realizaram adaptações para a instalação.

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Laura Bona Moll/Udesc
Informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *