Museu do Sambaqui inaugura exposição sobre história e cultura dos sambaquianos

Na próxima terça-feira (16), às 19 horas, será inaugurada a exposição “Sambaquis: Montes de Conchas, Montes de História”, no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. A temática da exposição discorre sobre evolução humana, sobre os construtores de sambaquis, trabalho e tecnologia na sociedade sambaquiana, recursos, alimentação e mundo simbólico.

Mapas mostrando a construção de sambaquis no mundo e no Brasil, além de informações sobre a cultura material destes povos e de como eles exploraram, por milênios, os recursos naturais propõem um diálogo entre as sociedades do passado e a atual. Todo o conteúdo expográfico foi desenvolvido pela equipe técnica do museu, que teve o projeto visual feito pelo museólogo e designer Ricardo Alberton Fernandes.

Além dos 16 painéis expositivos, a exposição terá ainda réplicas de crânios humanos, que ilustram a evolução humana, e a reprodução de um sepultamento, com esqueleto de resina, no sambaqui experimental. Todo o projeto foi desenvolvido em 10 meses. Com este novo espaço expositivo, além de ampliar o atendimento educativo, o Museu de Sambaqui de Joinville pretende promover novas reflexões sobre o patrimônio arqueológico da cidade e região.

“Foi um conteúdo pensado e trabalhado com muito carinho. Poderemos atender, simultaneamente, grupos de estudantes na área interna, que traz a tipologia de acervos que o museu tem, e na área externa, onde estamos retomando as questões de arqueologia e sambaquis”, explica Roberta Meyer, coordenadora do Museu.

Segundo ela, a ideia é provocar o diálogo, olhando os povos que viveram na região há 5 mil anos. “Podemos observar como souberam viver o coletivo, e o que estamos fazendo hoje, como estamos tratando o nosso espaço”, comenta.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *