Crise das instituições e democracia são tema da 3ª Semana de Direito da Univille

Os 30 anos da Constituição Federal e seu impacto na democracia e nas instituições brasileiras vão ser o tema de abordagem da 3º Semana de Direito e 4º Congresso de Direito da Univille, que vão reunir no campus universitário especialistas de vários segmentos da área no entre os dias 16 e 19 de outubro.

Um dos destaques será a presença da 2ª Cia de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com o Helicóptero Águia, que participará da oficina do Batalhão de Ajuda Humanitária e Desastres Naturais ministrada pelo coronel da PMSC Adilson Schlickmann Sperfeld. Além do pouso na Univille, haverá palestra da Cia ao ar livre.

Na terça-feira (16), a semana abre com lançamento do livro “Gestão do Conhecimento na Atividade de Inteligência de Segurança Pública – uma abordagem prática e tecnológica”. A obra, resultado de um estudo do Mestrado em Engenharia de Processos da Univille, traz um modelo inovador de gestão em segurança pública que hoje subsidia a atuação do Observatório de Inteligência e Segurança Pública do 14º Batalhão de Polícia Militar. O modelo foi proposto pelo cabo da PMSC Jocemar José Freire.

“O propósito é facilitar a criação e o compartilhamento do conhecimento, abrindo espaço para a inovação e o aprendizado na organização em benefício dos profissionais, dos cidadãos e da sociedade”, explica ele.

Freire compartilha a autoria do livro com a orientadora da pesquisa de mestrado, professora Sandra Furlan, que é reitora da Univille, doutora em engenharia de processos, e com o coronel da PM e diretor de formação e capacitação profissional da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, José Luiz Gonçalves Silveira, pós-doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC. Eles vão falar em palestra sobre o livro na conferência de abertura, às 9 horas, no auditório.

A 3º Semana de Direito prevê, além de palestras, uma série de oficinas, minicursos e atividades de grupos de trabalho espalhadas pelo campus, com temas que vão desde direitos humanos, justiça social e meio ambiente até moedas eletrônicas, blockchain e inovação. A programação completa pode ser conferida no site (inscrições on line).

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Univille

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *