Expedição gastronômica coleta plantas alimentícias não-convencionais

No dia 20 de outubro, acadêmicos do curso de Gastronomia da Univille promovem uma atividade para identificar e coletar PANCs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais). Das 10hàs 15 horas serão elaborados pratos com as plantas no laboratório de cozinha pedagógica do campus universitário.

No Brasil, estima-se que existam cerca de dez mil variedades de plantas comestíveis. A professora do curso de Gastronomia, Mariana Duprat, aponta dois benefícios importantes das PANCs, o nutricional e o ambiental.

“Possibilitam aumentar a variedade de nutrientes com a diversidade de espécies consumidas. E como crescem espontaneamente, não estaremos adquirindo espécies plantadas. É menos impacto ao meio ambiente e mais economia”, enfatiza.

Joinville tem um exemplar muito conhecido, mas pouco consumido. É uma espécie de Hemerocallis, o lírio amarelo, que em 2008 integrou o prato escolhido para o jantar de lançamento da 70ª edição da Festa das Flores, do acadêmico de Gastronomia na época, Lucas do Amaral Guimarães.

A participação é aberta ao público e gratuita, com inscrições antecipadas por meio deste link.

Edição: Graziela Tillmann
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *