Feira do Livro 2019 é lançada oficialmente

Em dezembro se completarão 20 anos que José Saramago se tornou o primeiro escritor da língua portuguesa a ganhar o Nobel de literatura. Deu, assim, um acréscimo de orgulho a 250 milhões de pessoas de novo países que adotam o português como idioma oficial. Entre eles está o Brasil, cujos laços com Portugal serão renovados na Feira do Livro de Joinville 2019, lançada oficialmente na manhã de quarta-feira (26).

As tradições e a cultural lusitanas, especialmente na área literária, terão espaço privilegiado na 16ª edição do evento, marcada para de 7 a 16 de junho do ano que vem, novamente no Expocentro Edmundo Dobrawa e adjacências. Com Portugal como país homenageado, espera-se uma aproximação dos leitores brasileiros à literatura portuguesa.

Mas essa conexão com a cultura lusitana não será a única a vigorar na próxima edição. O tema escolhido, “Aproximando Corações”, será um esforço para resgatar, por meio da literatura, o público adolescente e reverter um quadro crescente de evasão escolar no ensino médio brasileiro. Tanto quanto isso, será uma tentativa de estancar as notas baixíssimas na redação do Enem, causadas principalmente pela falta de leitura.

“Nossos convidados serão encantadores da literatura para crianças e jovens”, reforçou Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura e Educação e organizadora da feira.

O evento de lançamento serviu como uma grande convocatória para a construção coletiva da programação da feira de 2019, algo já em pleno processo. Segundo Sueli, conversas com vários segmentos da sociedade joinvilense estão em andamento para colher sugestões de convidados e atividades que possam figurar na grade.

Certo mesmo são as parcerias já firmadas, algumas renovadas, outras, completamente novas: Grupo de Incentivadores da Leitura, Sesc, Fiesc, Univille, UniSociesc, Escola Internacional, Colégio Adventista, Bom Jesus/Ielusc, Associação de Amigos do Autista (AMA), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Gerência Regional de Educação (Gered), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Academia Joinvilense de Letras e Associação das Letras.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Vand Rodriguez
Informações: Feira do Livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *