Metalurgia 2018 traz tecnologias inovadoras do setor a Joinville

De 18 a 21 de setembro, empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira, reúnem-se em Joinville para a Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. São 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam área de 8.000 m² de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville.

A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição – SC, PR, RS, SP e MG – e gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes.

“Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos”, avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento, mencionando a edição de 2016, que ocorreu no auge da crise econômica. O evento é realizado a cada dois anos.

A feira conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0. Pela primeira vez terá Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras.

Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial integrado à feira que aborda assuntos relacionados à indústria 4.0, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, além de oferecer 18 palestras gratuitas. Juntas, as palestras dos workshops de expositores e do Portal do Aquecimento somam 36 horas de conteúdo especializado gratuito para profissionais do setor.

Uma iniciativa inédita será levada para a Metalurgia 2018 pelo SENAI e Weld Vision, o Projeto Solda em Realidade Aumentada. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço promete ser a sensação da feira e o público poderá manipular o simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Haverá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.

A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A ABIFA realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do COINFU, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.

“Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli. A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da ABIFA (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A feira estará aberta das 14 às 21 horas, na Expoville (rua 15 de Novembro, 4315, Glória). Para se credenciar, acesse o site. O acesso é permitido para pessoas acima de 14 anos de idade.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *