Dia Mundial da Limpeza terá ação na avenida Santos Dumont

Voluntários do mundo todo participam neste sábado (15) do Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day). Em Joinville, alerta de chuvas fortes no litoral da região Sul fez a coordenação do evento na cidade cancelar o mutirão de limpeza que seria realizado na Ilha Morro do Amaral. A ação programada para a avenida Santos Dumont, no entanto, está mantida. A limpeza ocorrerá das 9 às 12 horas, e o ponto de encontro será em frente ao Garten Shopping, na zona Norte da cidade.

“O alerta que recebemos foi para risco de chuvas fortes próximo ao mar e por isso achamos mais seguro cancelar a ação. Na cidade, a previsão é de chuva fraca e, por isso, manteremos a programação na avenida Santos Dumont. Estamos convidando todos que pretendiam ajudar a limpeza do Morro do Amaral a estarem conosco ajudando a limpar calçadas e margens da avenida, onde foi verificada grande quantidade de lixo”, explicou a coordenadora da ação em Joinville, a artista plástica Kátia Baeta.

O Dia Mundial da Limpeza foi criado há 10 anos, com o objetivo é conscientizar a população para o descarte incorreto de resíduos. A iniciativa é coordenada mundialmente pelo movimento Let´s Do It!, fundado na Estônia em 2008. Naquele ano, um grupo de pessoas mobilizou 50 mil voluntários que limparam o país todo em cinco horas. Desde então, a cada ano, o movimento busca organizar a maior ação civil de limpeza do mundo.

De lá, o Clean Up Day se espalhou e este ano ocorre em 150 países. No Brasil, as ações de limpeza estão programadas em mais de 400 cidades. Em Joinville, participam como parceiros e voluntários o Coletivo Ação de Limpeza de Mangues, Praias e Rios de Joinville, a organização Engenheiros Sem Fronteiras, o comitê local do Movimento Nacional dos ODS Santa Catarina, a Semana Lixo Zero Joinville, o Sesc e o Sesi Escola.

Como participar do Dia Mundial de Limpeza

Quem quiser participar das ações do Dia Mundial da Limpeza em Joinville basta comparecer ao local de encontro na avenida Santos Dumont, que será próximo ao ponto de ônibus em frente ao Garten Shopping. A organização orienta que os voluntários usem roupas e calçados confortáveis, que possam ser limpos facilmente após o uso.

Também é preciso levar água e lanche para consumo próprio. Pela finalidade da ação, pede-se que os voluntários evitem levar alimentos envoltos em muitas embalagens de plástico. A organização solicita ainda, se for possível, que os voluntários levem luvas e sacos grandes de lixo.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Maria Carolina Campestrini/Divulgação
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *