Prefeitura e CVV promovem Setembro Amarelo

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e, para colaborar com a campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Joinville e o Centro de Valorização da Vida (CVV) realizaram uma ação nesta segunda-feira, dia 10, estabelecido pela ONU como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Foram colocados balões amarelos no jardim da Prefeitura para divulgar a campanha.

No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.

Pelos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. “É uma maneira de a gente salvar vidas porque 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio”, afirmou Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em maio deste ano, o CVV informou que estava com dificuldades para encontrar atendentes voluntários, já que a demanda estava aumentando consideravelmente. Leia mais aqui. E, vale ressaltar, se você está passando por algum problema, procure ajude. O número do CVV é o 188.

Evento na Udesc Joinville

Nesta quinta-feira (13), será realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, um evento alusivo ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. O encontro será às 17 horas, no Auditório do Bloco E. O evento será conduzido pela psicóloga e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renata Orlandi.

O objetivo é promover uma conversa aberta sobre o assunto e partilhar sentimentos, além de mobilizar a rede de proteção e de recursos vinculados ao cuidado de estudantes e servidores que enfrentam sofrimento psíquico. O evento será realizado pelo Laboratório de Psicologia da Educação para o Ensino de Ciências (Lapsi), do Programa de Extensão Sentido da Vida, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura de Joinville
Informações: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *