Joinville IPA Day ocorre neste domingo

No mês de agosto, o estilo de cervejas India Pale Ale (IPA), que atualmente é o mais consumido no mercado das cervejas artesanais, é celebrado em todo mundo. Em Joinville não vai ser diferente. Um grande evento esta marcado para este domingo (19), na praça do Mercado Público.

Ao todo, 12 cervejarias artesanais vão participar do evento e 3 são convidadas para aumentar ainda mais a diversidade de IPAs e outros estilos. Alguns deles são a Session IPA, Black IPA, English IPA, Double IPA, Witipa, New England IPA, Smoked IPA, entre outras. Após degustar tantas variedades, o público poderá votar na melhor IPA do evento.

Para quem curte tomar chopes e cervejas, mas ainda não está adaptado ao sabor mais amargo e aroma diferenciado da IPA, Kleiton Hames, organizador do Joinville IPA Day, destaca que haverá a opção de outros estilos como Witbier, Stout e as tradicionais Pilsen. Haverá chopes sendo comercializados a partir de R$ 7.

Atrações

O IPA Day é para a família toda. Terá ampla área infantil com monitores, praça de alimentação e várias atrações musicais. Apesar das cervejarias e a gastronomia começarem a atender ao público a partir das 11 horas, o espaço kids estará funcionando desde as 9 horas. “Tudo foi planejado para agradar aos amantes de cerveja que não abrem mão de passar um domingo agradável com os familiares e amigos”, afirma Hames.

Preocupada com o descarte de copos plásticos ao final de cada chope, a organização criou o copo oficial do IPA Day. Sustentável, é de acrílico e pode ser adquirido por R$ 5. Na hora de ir embora, pode devolver o copo e receber o valor investido ou levá-lo para casa e ficar como souvenir.

O que é IPA Day?

O IPA Day foi criado para celebrar a cerveja preferida de quem aprecia a presença marcante do lúpulo, ingrediente que confere o amargor na composição da cerveja. A primeira quinta-feira de agosto é o dia oficial da IPA, mas os fãs passam o mês todo celebrando o seu estilo predileto. Atualmente, as IPAs correspondem a 30% das vendas no mercado, levando em consideração que existem mais de 100 estilos de cervejas.

A primeira IPA foi criada pelos ingleses que, durante o século 18, precisavam transportar este líquido precioso por longas distâncias marítimas até as colônias britânicas. Então, criou-se uma receita com elevado teor de lúpulo (um conservante natural) e álcool. Assim, surgiu esta bebida com muito aroma e amargor e teor alcoólico mais elevado. Elas levam este nome porque, na época, o principal destino destas cervejas era a Índia, que passou a compor o nome do estilo. Antes, era conhecido apenas como “Pale Ale as prepared for India”.

Cervejarias confirmadas

Cerveja Blumenau – Blumenau
Cervejaria Cosmopolita – Joinville
Cervejaria Dom Haus – Araquari
Flanders Cervejaria – Joinville
Gutes Bier – Joinville
Haenschebier Cerveja Artesanal – Joinville
Lay Back Beer – Florianópolis
Opa Bier – Joinville
Pacífica – Joinville
Saint Bier – Forquilhinha
Schornstein – Pomerode
Zeit – Joinville

Cervejarias convidadas

Cervejaria Barco – Forquilhinha
Cervejaria Itajahy – Itajaí
Cervejaria RedCor – Maringá (PR)

Praça de Alimentação

Alberts – Hambúrguer
Cine Truck – Hambúrguer
Doce Infância – Churros Gourmet
Espetinho na Kombi – Espetinhos e Sanduíches
Hermanos – Hambúrguer
Palácio Árabe – Shawarma
Pirô Na Batatinha – Porções de batatas + molhos

Bandas

Napkin Banda
The Police, tributo | Banda e-trio
Jack Doug Folk Blues
Red Hot Chli Peppers, tributo | Banda e-trio

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *