Conferência da Criança e Adolescente vai debater proteção, diversidade e violência

A proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes são o tema da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Joinville de 2018. As inscrições foram abertas na quarta-feira (15) desta semana e podem ser feitas até o dia 3 de setembro. Serão dois dias de conferência com palestras, debates e oficinas nos dias 4 e 5 de setembro.

A conferência promove discussões visando garantir a proteção e os direitos de crianças e adolescentes, entre eles o pleno acesso às políticas sociais, o enfrentamento da violência, a participação em diversos espaços sociais e a igualdade e valorização da diversidade.

De acordo com pesquisa recente publicada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 61% das crianças e dos adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza, em suas múltiplas dimensões. O estudo mostra que a pobreza na infância e na adolescência vai além da renda, a partir de um conjunto de privações de direitos a que meninas e meninos são submetidos.

São 32 milhões de meninas e meninos que vivem na pobreza, em suas múltiplas dimensões. No conjunto de aspectos analisados, o saneamento é a privação que afeta o maior número de crianças e adolescentes (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões), água (7,6 milhões), informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e trabalho infantil (2,5 milhões).

As inscrições para a conferência joinvilense são abertas e podem ser feitas pela internet por meio de formulário eletrônico até as 12 horas do dia 3 de setembro ou presencialmente, na Câmara de Vereadores, no dia da abertura da conferência, a partir das 8 horas.

No formulário o interessado deve selecionar a oficina que deseja participar. Em cada uma das cinco oficinas há o limite de 50 vagas. A conferência é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Programação

4 de setembro (terça-feira)

8 horas – credenciamento
8h30 – abertura
9 horas – momento cultural e leitura do regimento
10 horas – palestra magna pela professora e assistente social Márcia Helena Carvalho Lopes
11h30 – debates
13h30 – oficinas:

1 – “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social”;
2 – “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes”;
3 – “Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes”;
4 – “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”;
5 – “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes”.

17 horas – encerramento

5 de setembro (quarta-feira)

9 horas – plenária final e eleição de delegados estaduais
12 horas – encerramento

Edição: Felipe Silveira
Foto: Unicef
Informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *